Topo

Brasileiras buscam soluções para o sexismo no esporte através do 'Desafio das 100 Mulheres BBC'

01/11/2017 14h14

Chegou ao fim no último sábado (28), a edição 2017 do projeto Desafio das 100 Mulheres BBC (BBC 100 Women Challenge 2017). Em um evento realizado no Rio de Janeiro, as nove mulheres brasileiras que integram a lista da BBC de mulheres inspiradoras em todo mundo se reuniram para apresentar propostas para minimizar o sexismo no esporte. Além das propostas, elas assistiram a uma partida de futebol misto entre meninos e meninas e a apresentação de um rap, cuja letra traduz a questão do sexismo.

A discussão do #TeamPlay brasileiro apresentou três questões como fundamentais para debater o sexismo no esporte: visibilidade, conscientização e oportunidade. Os temas conduziram a equipe #Teamplay para novas ideias que ajudem a combater o sexismo no esporte. Confira as soluções apresentadas:

Visibilidade - Para aumentar a visibilidade da participação das mulheres no esporte, #TeamPlay criou um canal do YouTube, com mulheres apresentando aulas e tutoriais para mostrar às meninas e às jovens como desenvolver suas habilidades no futebol. O objetivo da equipe é criar uma plataforma para mostrar jogadoras que são exemplos e ensinar às meninas e jovens habilidades práticas para o campo.

Conscientização - Criando frases de efeito (slogans) especificamente para meninas, meninos e pais, com o objetivo de encorajar uma mudança cultural, com a inclusão de garotas em atividades esportivas de lazer. A equipe quer encorajar os pais a levarem suas filhas para partidas de futebol e outros esportes, além de ensiná-las a jogar.

Oportunidade - Com base em sua experiência prática, o #TeamPlay projetou um novo conjunto de regras para o futebol, que não só nivelaria o jogo, mas também incentivaria os jogadores e as jogadoras a se integrarem como uma equipe.

O #TeamPlay, que trabalhou no Rio de Janeiro é formado por:

- Adriana Behar, ex-jogadora de vôlei de praia e medalhista olímpica;

- Ana Luiza Santos de Andrade, estudante de 12 anos, que defende igualdade para meninos e meninas no futebol;

- Beatriz Vaz e Silva, jogadora de futebol, que fez parte da seleção brasileira de futebol por quatro anos;

- Claudianny Drika, treinadora de futebol, que trabalha com jovens de uma comunidade carente no Rio;

- Fernanda Nunes, remadora olímpica e blogueira;

- Luiza Travassos, estudante de 13 anos, que conta seu dia a dia como jogadora feminina de futebol nas redes sociais;

- Maíra Liguori, diretora da ONG Think Olga, dedicada a capacitar as mulheres compartilhando informações;

- MC Soffia, rapper de 13 anos, que tem cantado sobre o empoderamento das garotas negras desde os seis anos de idade;

- Nora Ronai nadadora e atleta de 93 anos, vencedora de seis medalhas de ouro de natação no Masters World Championships em Montreal, Canadá (2014)