Topo

Hernanes na Seleção? Especialistas entendem que teste é válido

01/11/2017 15h48

Apontado como principal responsável pela recuperação do São Paulo no Campeonato Brasileiro, Hernanes já vem tendo seu nome cobrado na Seleção Brasileira de Tite. O treinador disse que o grupo para a Copa do Mundo da Rússia, no próximo ano, ainda não está fechado. Na visão dos colunistas do LANCE! o jogador merece pelo menos uma oportunidade nos amistosos que estão por vir.

- Pelo que vem jogando e pela experiência internacional que tem, e também pelo espírito de liderança, acho que o Hernanes merece uma chance sim. Tite não pode fechar o grupo a oito meses da Copa. Ainda dá para fazer testes até lá. Fora que temos que ver o momento. E hoje sinto o Hernanes até melhor do que o Renato Augusto. Então lhe daria uma chance sim - disse João Carlos Assumpção.

O fato de Tite estar insistindo com alguns jogadores que não atravessam um bom momento, como o meia Diego do Flamengo, por exemplo, pesa de maneira favorável para Hernanes.

- Diante de alguns nomes que vêm sendo chamados pelo Tite, Hernanes teria vaga sim. Ele está neste momento jogando mais que Diego, por exemplo. Além disto, tem experiência de Copa do Mundo - disse o colunista Eduardo Tironi.

Para o blogueiro Mário Marra, que segue a mesma linha de raciocínio, o jogador tem desequilibrado.

- Hernanes só voltou ao Brasil por ter tido uma queda de rendimento fora. Jogando aqui, só dá ele. Ele resolve os jogos e por ele vale a pena sair de casa ou ligar a televisão para ver um jogo. Entendo até que ele é responsável direto pela recuperação do São Paulo no Brasileiro. Não acho um absurdo ele ser convocado, mas acho que o Luan merece mais. Eu não teria chamado Diego ou até mesmo Diego Souza (mesmo entendendo que a posição é outra) e vejo o Hernanes praticando um futebol superior aos dois. Minha grande dúvida é se ele teria o mesmo rendimento em uma competição que exige competitividade grande como uma Copa do Mundo. Aqui no Brasil, repito, ele sobra - disse Marra.

Porém, o blogueiro Fabio Chiorino lembra que Hernanes não vinha conseguindo apresentar um bom futebol no exterior.

- Ainda não estou convencido que Hernanes tem lugar na Seleção de Tite porque, apesar do ótimo Campeonato Brasileiro com a camisa do São Paulo, é preciso lembrar que ele retornou da Europa em baixa e o nível dos torneios daqui está hoje bem abaixo dos disputados nas principais ligas do mundo. Porém, não descartaria um teste nos próximos amistosos com o jogador, principalmente tendo em vista que Tite parece não ter definido todos os nomes para o meio de campo. Porém, não acredito que o ideal seja Hernanes como alternativa a Renato Augusto, já que hoje faz um papel de meia de criação, enquanto o ex-corintiano recompõe sempre a marcação no setor e é muito mais exigido defensivamente. O teste seria no lugar de Diego, que também exerce esse papel de criação no Flamengo e, atualmente, nem faz por merecer esta convocação - disse Chiorino.

Na última segunda-feira, em entrevista ao SporTV, o jogador falou sobre o sonho de jogar a próxima Copa.

- Na minha vida sempre consegui as coisas com muita dificuldade e na última hora. E eu vou acreditar até o fim que uma vaguinha está aberta e que posso encontrar, no último momento, a minha vaguinha. Vou lutar e acreditar até o fim - disse Hernanes.