Mano avalia opções para não cair em armadilha diante do Atlético-PR

O Cruzeiro volta aos gramados do Mineirão neste domingo em busca de uma vitória diante do Atlético-PR. De olho no adversário, o técnico Mano Menezes espera encontrar um Furacão com um esquema tático voltado para contra-ataques. De acordo com o treinador celeste, é normal que os times que jogam fora de casa atuem com uma postura defensiva.

- Não podemos pensar que não precisaremos fazer o jogo bem feito. É a armadilha na qual a gente não pode cair. O futebol deste ano no Brasil tem mostrado bastante oscilação nas equipes. É uma comprovação das dificuldades que estamos tendo em formação de equipes mais duradouras, que já são testadas e aí sim mantêm um padrão de rendimento. De modo geral, todos estamos oscilando bastante. A gente é que precisa respeitar essa condição do campeonato e entender bem. Fora de casa, as equipes respeitam mais e jogam no erro do adversário. Quando a gente não tem as equipes tão formadas, a tendência é que, quando jogamos em casa, nos expomos mais como equipe. O torcedor quer que você ataque. Na medida em que você vai para cima do adversário de maneira desorganizada, você cede espaços que todos querem para jogar. E no contra-ataque é mais fácil conseguir. Não podemos deixar isso acontecer - disse Mano durante coletiva antes do treino desta sexta-feira.

Segundo o treinador, a Raposa deve manter a posse de bola se o adversário realmente investir na defesa. Umas das opções para o Cruzeiro conseguir chegar ao gol em caso de marcação resistente do rival, é o chute de fora da área. Apesar de ter realizado mudanças no time titular, Mano garante que há vários jogadores no elenco celeste com qualidade nesse quesito.

- Tem a ver com um monte de coisas. Às vezes tem muito a ver também com a característica dos jogadores. Nós temos jogadores com características de boa conclusão de longa e média distância. Robinho, Thiago Neves, Arrascaeta, Rafael Sobis - que não vem jogando, mas também tem essa característica -, Lucas Silva - que é um volante que bate bem de média distância -, Hudson - que acaba de se lesionar, mas tem essas características. Tem a ver com os jogadores. Outro aspecto é que as linhas defensivas dos jogadores estão mais baixas. As equipes do futebol brasileiro estão se defendendo melhor. Às vezes você não consegue entrar dentro da área, aí encontra a solução de bater de fora da área. Acho que estamos bem equilibrados entre as duas situações e fico feliz por a equipe ter confiança para arriscar chutes de longa distância. Com a evolução da bola, que hoje é um pesadelo para os goleiros, é importante que o jogador tenha a confiança de concluir em média distância - explicou o comandante.

Durante o treino desta sexta-feira, Mano Menezes promoveu a entrada de Robinho na vaga ocupada pelo atacante Rafael Marques, que se destacou pouco diante do Palmeiras. Desta forma, Arrascaeta voltou a atuar mais adiantado no setor ofensivo, revezando a função com Thiago Neves. A segunda alteração foi realizada por conta da suspensão de Lucas Romero. Lucas Silva substitui o argentino.

O time titular no início do treino contou com Fábio; Ezequiel, Manoel, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Lucas Silva, Robinho e Rafinha; Thiago Neves e Arrascaeta. Na segunda parte da atividade, Mano substituiu Arrascaeta pelo prata da casa Jonata, que se tornou referência no ataque. Alisson assumiu o posto de Rafinha, atuando pelo lado esquerdo.

Entre os reservas, Judivan participou do coletivo no lugar de Alisson, que passou para o grupo titular. O time do início da atividade tinha Rafael; Galhardo, Lennon, Arthur e Bryan; Lucas Romero, Nonoca, Messidoro e Elber; Alisson e Rafael Marques.

Digão, com uma inflamação no joelho esquerdo, foi desfalque no treino. O zagueiro Leo e o volante Ariel Cabral realizam transição da fisioterapia para a parte física. Enquanto o defensor se recupera de uma cirurgia no tornozelo esquerdo, o segundo trata de desgaste muscular na panturrilha esquerda.

A equipe volta à Toca da Raposa às 11h deste sábado, quando encerra sua preparação para a partida contra o Atlético-PR, que acontece às 17h deste domingo. O confronto é válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos