Bruxaria contra os Feiticeiros? Benevento está a um passo de superar o United em feito negativo

Você pode até estar insatisfeito com o seu time, mas não tanto quanto o torcedor do Benevento. Ao menos quando o assunto é um torneio nacional de elite. No último domingo, a equipe da região da Campania sofreu a 12ª derrota em 12 jogos pelo Campeonato Italiano. O último algoz foi a poderosa Juventus, hexacampeã italiana, de virada: 2 a 1, fora de casa.

Com mais um tropeço, o Benevento disparou no ingrato páreo pelo status de pior time da história da Serie A, lugar que alcançou ainda na nona rodada, superando o Venezia da temporada 1949/50. À época, o clube de Veneza perdeu as primeiras oito partidas de forma consecutiva, porém na nona rodada somou o seu primeiro ponto após empatar com o Palermo.

E falta pouco para o recorde ser quebrado a nível mundial, de forma isolada. Caso o recém-promovido Benevento seja derrotado na próxima rodada, em compromisso diante do Sassuolo, dia 19, em casa, a equipe do técnico Roberto De Zerbi traz um alívio ao Manchester United.

Explica-se: apesar de toda a sua tradição, os Red Devils amargam a pior sequência da história em ligas europeias, com 12 derrotas consecutivas em 1930. O Benevento, agora, está ao lado dos poderosos ingleses. Haja drama.

TEM EXPLICAÇÃO?

O Benevento, cuja história conta com quatro refundações (1953, 1962, 1960 e 2005), tem uma defesa que já levou 31 gols em 12 partidas. O ataque não fica atrás no quesito ineficiência. São apenas cinco bolas na rede dos rivais.

Conquanto o presidente do clube, Oreste Vigorito, afirme que é natural a discrepância com outras equipes por conta do lado financeiro, o péssimo momento pode ser explicado pela falta de comprometimento dos jogadores.

Torcedores locais têm questionado a política da diretoria de não investir em garotos e reforçar o time com jogadores emprestados em demasia. Ao todo, são 22 atletas pertencentes a outras equipes. Os fãs não têm perdoado.

- É muito mais fácil ter um clube nas cidades grandes com esta distribuição injusta das receitas. A forma como as receitas são distribuídas promovem o surgimento de grandes diferenças entre clubes na mesma competição. Não deveríamos tentar curar câncer cortando apenas a perna - explicou Vigorito.

BRUXARIA?

O curioso é que o feito negativo pode vir justamente no período de Halloween, sendo que o Benevento tem uma bruxa no escudo pelo fato da cidade de Benevento ser conhecida como "Cidade das Bruxas". O apelido, cabe destacar, se deve aos cultos pagãos realizados na região na Idade Média, tidos como bruxaria naquele contexto.

E parece que há uma bruxaria para os dias de alegria estarem escassos no Estádio Ciro Vigorito, sobretudo pela ligeira troca de humor. Há pouco tempo, mais precisamente no dia 8 de junho, Benevento estava em êxtase. Pela primeira vez, a cidade de 60 mil habitantes teria um time na elite do futebol italiano. Isso graças à conquista do terceiro lugar na Serie B.

E mais: o Benevento protagonizou uma ascensão meteórica da Serie C à A em dois anos (já no seu primeiro ano na Serie B, subiu de divisão). Resta saber se os Feiticeiros findarão a "maldição" no dia 19 - ou só a fase incompetente, dependendo do prisma em que se vê o cenário. E o cenário é horripilante.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos