Topo

Letal! Jesus só precisou de 18 toques para fazer 16 gols pelo City

06/11/2017 12h34

O início de temporada do Manchester City é devastador. No último domingo, o nono triunfo consecutivo, diante do Arsenal, pelo Campeonato Inglês, fez com que a equipe igualasse um feito de 1947. E, mesmo reserva de Agüero ultimamente, Gabriel Jesus tem dado uma mão santa na campanha do líder isolado da Premier League.

Desde agosto, Jesus já marcou nove gols em 16 partidas, somando nacional, Liga dos Campeões e Copa da Liga Inglesa. O camisa 33, justiça seja feita, já trazia uma grande expectativa pela temporada anterior, quando, chegando somente em janeiro, após brilhar no Palmeiras, fez sete gols em 11 jogos - em quantidade que só não foi ampliada por conta de uma fratura no pé direito.

Não só pelos gols, mas Gabriel Jesus se tornou pupilo de Pep Guardiola também pela entrega e carisma. Num átimo, a joia de 20 anos conquistou o comandante e a torcida, conforme frisado pelo próprio Guardiola. O técnico dos Citizens, contudo, ainda vê muito espaço para maturação.

- Gabriel nos ajudou muito quando chegou, mas também não podemos esquecer que sentimos muita falta dele também. Quando ele chegou, em janeiro, o impacto dele foi "Uau!", excepcional. Só que não podemos esquecer, mesmo ele sendo um atacante de nível muito alto e número 9 do Brasil, ele tem muita margem para evoluir, é muito jovem - comentou Pep, em entrevista coletiva recente.

Mesmo ainda em evolução, Gabriel, tendo acumulado 16 bolas na rede, já é um dos brasileiros com mais gols nos Citizens. E uma característica tem marcado os tentos dele no clube. Jesus só precisou de 18 toques na bola para comemorar com o seu tradicional "Alô, mãe". Em 15 oportunidades, só encostou uma vez na pelota antes de saudar os barbantes.

Até aqui, em 27 jogos ao todo, Gabriel Jesus tem De Bruyne como o seu principal garçom. O ótimo meia Belga já deu cinco assistências para o centroavante da Seleção Brasileira. Agüero, hoje titular em seu lugar, está no segundo posto, com três passes. Neste período, Jesus também tem se provado um bom passador: dos pés fermentados de Jardim de Peri, já são seis assistências desde que desembarcou em Manchester.

Por falar nos primeiros passos de Gabriel no City, foi logo de cara que o brazuca viu que precisava se doar ligeiro e percebeu o porquê de Guardiola ser um técnico de "outra categoria".

- Quando desembarquei em Manchester, fui direto para City Sports City, nem apareci no hotel. Já tinha dado 18h e Guardiola estava lá. O treinamento tinha sido pela manhã, mas ele estava lá esperando por mim. Naquele momento, eu percebi que ele era treinador de outra categoria - revelou Jesus à revista britânica "Four Four Two", cuja capa atual é estampada por ele.

Se Gabriel Jesus vai manter os elevados números no Etihad Stadium, não há como cravar. O fato é que, ainda jovem e com uma invejável gana por glória, Jesus tem cimento de sobra para seguir pavimentando a bonita trajetória na Terra da Rainha. O próximo compromisso pelo Manchester City será apenas no dia 18, uma vez que a agenda na Europa congela por conta da Data Fifa. Bom para nós, brasileiros, que o veremos em ação contra Japão e Inglaterra, em amistosos nos dias 10 e 14 de novembro, respectivamente.

AS VÍTIMAS DE GABRIEL JESUS

Temporada 2016/17

1 gol - West Ham (1 toque) / Assistência: Sterling

2 gols - Swansea (1 toque em cada)

1 - Middlesbrough (1 toque) / Assistência: Agüero

1 - Leicester (1 toque - pênalti)

1 - West Brom (1 toque) / Assistência: De Bruyne

1 - Watford (3 toques) / Assistência: Agüero

Temporada 2017/18

1- Bournemouth (1 toque) / Assistência: David Silva

2 - Liverpool (1 toque em cada) / Assistências: De Bruyne

1 - Feyenoord (1 toque)

1 Watford (1 toque) / Assistência: Agüero

2 - Stoke City (1 toque em cada) / Assistências: Walker e De Bruyne

1 - Napoli (1 toque) / Assistência: De Bruyne

1 - Arsenal (1 toque) / Assistência: David Silva