Topo

LANCE! destrincha eleição do Vasco, que acontece nesta terça-feira

07/11/2017 06h00

Chegou o dia. Nesta terça-feira inicia o processo da eleição presidencial do Vasco, que terminará apenas em janeiro. Das 9h às 22h, 10.310 sócios com direito a voto podem ir até o Complexo Esportivo de São Januário para votar na chapa que deseja que comande o Cruz-Maltino no próximo triênio. O site do LANCE!, desde a abertura das urnas até o anúncio do vencedor na madrugada de terça-feira, fará a transmissão em tempo real.

Concorrem como cabeças de chapa o atual presidente Eurico Miranda pela situação (chapa Reconstruindo o Vasco), além de Fernando Horta (chapa Mudança com Segurança) e Julio Brant (chapa Sempre Vasco Livre) pela oposição. Mas o nome vitorioso do pleito de hoje não poderá ser considerado como o novo presidente do Cruz-Maltino. Isso por conta de o clube passar por uma eleição indireta.

O gráfico na galeria acima explica esta situação. A chapa que ganhar nesta terça nas urnas terá o direito de indicar 120 nomes para o Conselho Deliberativo (Code). Quem ficar na segunda colocação poderá indicar 30 nomes. Estes 150 novos conselheiros, os eleitos, irão se juntar a outros 150 natos, totalizando 300. Em janeiro, em data ainda a ser definida, o Code se unirá na sede náutica do Vasco, na Lagoa, para votar na Diretoria Administrativa 2018/2020.

Apesar de na história do Vasco ainda não ter acontecido caso de quem perder na urna ganhar no Conselho, esta possibilidade existe e preocupa os membros de oposição. Isso por conta de nas últimas semanas, títulos de benemerência terem sido entregues pelo atual presidente Eurico Miranda. Vale destacar que o

último dia do mandato existente será em 18 de janeiro de 2018. Hoje, quem comanda o Vasco é o presidente da Assembleia Geral, Itamar Ribeiro de Carvalho.

Abaixo, confira um passo a passo de como será o processo de um sócio desde a entrada até a saída de São Januário:

Entrada

Os sócios vão entrar pelo portão principal de São Januário. Porém, os aptos a

votar deficientes e com dificuldades de se locomover vão entrar pelo portão 18 do Complexo Esportivo, que tem acesso especial. Depois de passagem pelo sistema, não pode votar pela segunda vez. As urnas abrem às 9h de hoje.

Começo da triagem

O sócio logo na entrada passará por uma mesa verificadora para confirmar

seu nome na lista de votantes. Precisará assinar um livro de presença. Assim como os acompanhantes dos sócios que entrarão pelo portão 18 precisarão assinar. Excepcionalmente hoje, os funcionários do Vasco, mesmo que não tenham direito a voto, precisarão registrar assinatura em livro antes do acesso.

Acesso ao ginásio

Sendo aprovado nesse processo, o sócio será encaminhado até o ginásio, onde ocorre a votação. Receberá uma etiqueta como uma espécie de credencial para

percorrer o percurso até o ginásio onde terá a votação.

Entrada no ginásio

O sócio passará por roletas eletrônicas ao chegar no ginásio. Serão três, cada uma com um grupo definido pela letra inicial do nome. Na entrada, retirará a

etiqueta antes colocada e colocará em uma urna. No fim, o número de etiquetas deve ser o mesmo do de votos da apuração.

Último passo da triagem

Depois desses processos, o sócio passa pela mesa do presidente da Assembleia Geral com carteira de sócio e documento oficial com foto. Ficou vetado voto de algum sócio que não apresente documento com foto.

Envelope para votação

Na mesa, o sócio receberá um envelope validado para votar e se encaminhará para uma das urnas dispostas no ginásio. Dez fiscais de cada chapa serão

responsáveis pela verificação deste processo, mantendo a legalidade de todos os votos.

Acesso à cabine

Com o envelope em mãos, o sócio vai até a cabine de votação. Lá, escolherá uma das cédulas das chapas e colocará no envelope. Na sequência, depositará nas urnas.

Saída

Depois de votar, o sócio vai deixar o Complexo Esportivo de São Januário pelo portão 4. A estimativa é que todo o processo da entrada até a saída dure aproximadamente 30 minutos. As urnas serão fechadas às 22h, quando iniciará a verificação final dos fiscais e logo após abre a apuração. A previsão é a de o

vencedor ser anunciado por volta das 3h de amanhã.

OS CONCORRENTES

Reconstruindo o Vasco

Chapa de Eurico Miranda, que tenta a reeleição. Será representada pela cédula azul

Mudança com Segurança

Chapa de Fernando Horta, de oposição. Será representada pela cédula branca

Sempre Vasco Livre

Chapa encabeçada por Julio Brant, de oposição. Será representada pela cédula amarela.