Eurico rebate acusações, mas não descarta 'um ou dois' irregulares

Após a divulgação nesta quinta-feira pela tarde da decisão na íntegra da juíza Maria Cecília Pinto Gonçalves, da 52ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eurico Miranda, atual presidente do Vasco, convocou a imprensa para uma coletiva à noite em São Januário. Nela, apesar de ainda não ter sido notificado sobre o despacho da juíza, rebateu as acusações da oposição e ainda os criticou. Mas ele não descartou que possa ter "um ou dois" irregulares envolvendo toda a polêmica. Ao ser questionado se retificaria a ata da Assembleia Geral, colocando a urna 7 sub judice, o mandatário respondeu:

- Pelo que entendi, você proclama o resultado e coloca a urna 7 sub judice. Tudo bem. Deve estar na ata, não sou eu que faço. A ata da assembleia claro que vai constar, não tem nenhum problema. A urna está sub judice, mas isso não influi no resultado. Se comprovar amanhã que os votos ali são irregulares é uma coisa, mas isso depende de comprovação. Eu não tenho dúvida que talvez possa se fazer lá em um ou dois, pode acontecer. Em relação da parte do Vasco, não pode acontecer com nenhum. Todos estão devidamente registrados na secretaria. Todos estão devidamente com suas contribuições registradas na contabilidade. Isso é o que importa. Apesar de ela não gostar sobre o fato de alguém pagar, alguém paga tudo bem. Está bom, e daí? Se pagou, pagou. Ótimo. O importante é saber se o dinheiro entrou. O volume é tão pequeno que não fico nem preocupado com a origem desse dinheiro. Ficaria preocupado com volume grande. Vem aqui para pagar 300 reais, 400 reais de dez associados... Qual é o crime? Não vejo crime nenhum nisso.

Confira outras respostas de Eurico Miranda na coletiva:

PRONUNCIAMENTO

"Quero desmistificar todas essas informações que estão sendo veiculadas e que com certeza não são verdadeiras. Eu tenho que falar alguma coisa antes e vocês sentirem que isso não é de hoje. Nós fomos para esse processo eleitoral e acredito que não tenha tido um que não tenha tanta transparência. Transcorreu na maior tranquilidade, apesar de terem sido feitas ameaças a sócios para que não comparecessem. Receberam ligação para que não comparecessem porque tinha a possibilidade de ter confusão ou de serem presos por estarem de forma irregular. E durante o processo eleitoral, aconteceu um fato que envergonha a história do Vasco. Já tinha havido antes negócio de união, Julio Brant e Campello. E tinha o Fernando Horta, um dos principais denunciantes, que é o presidente do Conselho Fiscal. Durante o processo eleitoral eles resolveram que o senhor Horta retira a candidatura e manda os que votariam nele votar no Julio Brant. Não sei mediante que acordo. Mas foi feito um acordo. Eu não preciso falar do dia da eleição, propriamente dito. Foi tudo constatado. Nós tínhamos uma decisão também baseado não sei em que, mas tínhamos uma relação com 691 nomes. Houve uma decisão judicial para que diante daquilo que estavam argumentando que seriam irregulares. Foi feita a votação em separado e era essa também a determinação da Justiça, mas que os votos seriam devidamente computados, como foram"

SEQUÊNCIA DO PRONUNCIAMENTO

"Tudo obedeceu as determinações. Daí começaram uma série de ilações sobre o resultado e etc. Teve o resultado, ele foi proclamado e agora tem o questionamento de uma urna e que essa urna está sub-judice. Isso não quer dizer que isso impeça a proclamação do resultado. Eu não fiquei nada eufórico e dizendo que sou o presidente do Vasco. De repente o outro candidato disse que ele era. Espere as coisas acontecerem para poder dizer as coisas nesse sentido. Esse é um ponto. O que eu vou esclarecer, e será qualquer dúvida a respeito das acusações que são feitas, e todas feitas de maneira leviana. O Vasco tem como responder a todas elas. Dito isto, se vocês sabem como é a eleição do Vasco, há uma eleição do Conselho e esse Conselho elege o próximo presidente. A primeira coisa que tem que ser colocada é que o meu mandato expira em 16 de janeiro de 2018"

SÓCIOS SEM CPF E FALECIDOS

"Ficou devidamente esclarecido que eles diziam que tinha uma série de associados sem CPF. Teve uma audiência no juizado do torcedor que definiu claramente as razões de não terem CPF. Porque era de sócios que não fizeram o recadastramento e não fazendo isso, não apareceria o CPF. Se não comunicar o falecimento não pode dar isso aqui. Dois dias antes um candidato identificou mais de 180 sócios falecidos e tiramos"

CADASTRO DE FORA e ASSOCIAÇÃO EM MASSA

"Aí vieram outras indagações. O que tem que se levar em consideração é que tínhamos um cadastro de sócios que era de fora. Nós rescindimos o cadastro com essa empresa e passamos a fazer tudo. Porque alguns dados eram fornecidos pela empresa, então tivemos que ordenar tudo isso. Mas aí começam a perguntar o motivo da adesão grande de sócios. Em primeiro lugar, por uma decisão dos conselhos devidamente constituídos, a categoria de sócio geral deixaria de existir a partir de janeiro de 2016. Então aderiram uma quantidade de sócios que quiseram participar como sócios gerais. Isso era uma decisão e foi feito"

COMPARAÇÃO COM ÉPOCA DE DINAMITE

"Tudo é feito com outra intenção. Em 2009, primeiro ano da administração do Dinamite, teve uma eleição. Na eleição posterior, 534 que se associaram, foram votar. Eu te garanto que aqueles que se associaram no primeiro ano da administração do Dinamite e eles vieram votar, eles se associaram para votar em quem? O que importa, na verdade, e quando Julio Brant fala isso, em dezembro e novembro, quando eram os dois últimos meses, mas teve no mês de outubro, setembro... e se for necessário eu dou o número dos que se associaram"

VOTOS DA URNA 7 QUASE TODOS PARA A CHAPA DE SITUAÇÃO

"Não sei para votar em mim ou não. E o que é a grande inverdade é que dá a impressão de que eles se associaram é de que não houve o pagamento. Isso tudo está devidamente comprovado e vai ser também na justiça. Na verdade, todos que se associaram, ingressou o dinheiro. Se eles se associaram com a intenção de votar em mim, chegaram lá e votaram. O que eu vou fazer? Não fui eu que mandei se associar e não paguei a associação. Não teve a votação para outros candidatos? Aquilo tá perfeito, mas quem votou em mim tá sob suspeita?"

CADASTROS INCOMPLETOS E PEDRINHO, EDMUNDO E FELIPE COM ENDEREÇO E TELEFONE DO VASCO

"Agora, dizer que eles foram feitos pela diretoria é de uma leviandade de toda prova. Se a gente quisesse fazer sócios, faríamos como a administração passada. Eu poderia distribuir títulos de bem feitor remido, como ele fez: Edmundo, Pedrinho e Felipe. Tem outros, mas só trouxe esses. Eu distribuiria e tudo bem. Não tem que ter justificativa e só pode ser feito pelo presidente. As colocações sobre telefone e endereço, está aqui para ver e se quiserem fotografar: Endereço, General Almério de Moura, que é o Vasco e com o telefone do Vasco. Essa é a ficha de Felipe. Não tem a assinatura do preposto e tem a assinatura do presidente. Mas isso é uma resposta sobre endereço e telefone. Endereço e telefone de Pedrinho idem. Pedrinho não tem CPF. No caso do Edmundo, ele atualizou o endereço recentemente. Os outros não atualizaram. O pior de tudo é que no caso do Edmundo não tem assinatura nem dele nem do proponente. O que não invalidou. Isso é uma resposta a alguns casos"

*No fim, todos os jornalistas presentes na sala de imprensa receberam cópias dos cadastros completos para publicação e argumento de defesa da situação com os dados pessoais de Felipe, Edmundo e Pedrinho

MAIS SOBRE CADASTRO SEM CPF E UMA PESSOA PAGANDO MENSALIDADES DE MUITOS SÓCIOS

"Eu não sou obrigado, quando me associo, a dar meu telefone, tornarem meu telefone público. Se é normal, isso não quer dizer. Não tem cadastro irregular. Eu não estou invalidando isso. Estou dizendo que o que acontece aqui, aconteceu com outros. O senhor João Ernesto Ferreira da Costa paga seis. Vem sempre pagar no caixa do clube para seis associados. O que tem de irregular nisso? Nada. O senhor Diego de Carvalho membro do conselho fiscal paga para ele e mais quatro. Isso é só para mostrar que não tem irregularidade. Qual o problema de alguém querer pagar a mensalidade do outro? Não vejo problema nenhum, muito pelo contrário. Se eu puder pagar para 20, 30, 40, não vejo problema nenhum"

SÓCIOS TORCEDORES DO FLAMENGO

"Fala-se de dois sócios que seriam Flamengo. Não tenho como impedir isso. Mas um dos que vocês falam e que a imprensa noticiou é sócio do Vasco desde 2000. Divulgaram os sócios do Flamengo? Alguém sabe os nomes? Não vou divulgar, mas estão aqui. O outro é sócio desde 2013. Não fui eu que admiti. A oposição alegava que a urna 7 deveria ser anulada porque flamenguistas votavam. Estatutariamente, o sócio é apto a votar tendo um ano de associação. Ele resolveu falar sobre 2015, sobre a alegação de que esses sócios entraram no clube e que esse dinheiro não entrou no clube, o que é uma afirmação leviana. Em primeiro lugar, ele era membro do conselho fiscal e o balanço foi assinado por ele e pelos membros"

LEITURA DO MOMENTO

"A minha leitura não é do que está acontecendo agora. Isso já vem de trás. Eles são permanentemente municiados com as informações. E quem faz essas informações. E o fazem de forma leviana. Eles não são obrigados a comprovar. Se eu perguntar quem fez, vão dizer que não revelam a fonte. Quando o cara diz aqui que o dinheiro não entrou, quem diz que o dinheiro não entrou? Senhor Otto diz e baseado em quê? Ele mente. O que eu quero dizer é que isso vem lá de trás. O associado e o torcedor de maneira geral pode ser induzido. Mas ele tem que fazer o juízo. Você pega os candidatos todos que se atacaram mutuamente e eu não fiz nada disso. Claro que eles tinham que atacar a mim também, mas eles se atacaram mutuamente. Evidentemente que atacavam a mim, mas isso é mais velho que andar para frente. Não me incomodo com isso"

DECISÃO DA JUÍZA E COMPROVAÇÕES

"Agora vamos falar sobre a decisão: eu estranho porque também tomei conhecimento da decisão. Eu tomei conhecimento da decisão pelos sites. Eu não fui intimado ainda. E tem mais, esse processo está em segredo de justiça. Eu tomei conhecimento pelo o que vocês informaram e eu não sei se é definitivo porque não fui intimado. Eu não tenho que ser intimado, mas sim o presidente da Assembleia Geral, que vai tomar as providências. Mas eu quero adiantar que todos os documentos que estão na decisão vão ser fornecidos, sem qualquer problema, além dos comprovantes de que o dinheiro está contabilizado. É o que vai acontecer. Eu estou adiantando uma coisa que eu tomei conhecimento por vocês (jornalistas). Está tudo aqui. Se me derem 24 horas está tudo aqui. É só eu colocar uma equipe e isso é tranquilo"

SUPOSTAS ASSOCIAÇÕES EM UM DOMINGO

"Quando você assina não quer dizer que tenha se associado no domingo, isso é na ficha. Isso é cadastro (pessoas que se associaram num domingo). Se você assinou e quer entrar no domingo, isso vai entrar na segunda-feira. Isso é querer buscar pelo em ovo"

DECISÃO DE SEGREDO DE JUSTIÇA DIVULGADA

"Eu não estou contestando e querendo que dê a fonte. Seja qual for a fonte, não existe fonte para segredo de justiça. Quando se fala nisso em um processo, é limitado a quem tem acesso a isso. Se o advogado que forneceu o acesso... Quem se sentir atingido deve buscar a reparação. Se meu nome estivesse na lista, eu buscaria a reparação. Não quem está ligando, mas como essa lista chegou. Eu tenho que estar com meu telefone desligado e recebo até 50 ligações em que os caras não falam nada. Já tive gente ligando para gritar Flamengo, mas isso é o de menos. Ultimamente eu tenho desligado o telefone e quando ligo tem cerca de 70, 80 ligações"

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos