Tite revela como motiva jogadores para amistosos: 'Imaginem que agora tudo é Copa'

Quem espera uma Seleção Brasileira esmorecida e com pé no freio nos dois próximos amistosos, contra Japão e Inglaterra, nesta sexta-feira e dia 14, respectivamente, está enganado. É o que garante Tite. Em entrevista coletiva concedida nesta quinta, o treinador contou detalhes do caminho para motivar os atletas nos compromissos.

- Terminei com um exercício de imaginação. Imaginem que agora tudo é Copa do Mundo, amanhã temos que simular um jogo de Copa do Mundo, são duas equipes que estão no Mundial - comentou o técnico gaúcho.

- É preparação, não gosto de adjetivar teste. É uma nova etapa de preparação. O Bielsa fala uma frase que eu comungo: "Valorizo mais o merecido que o conseguido". O desempenho nesta fase da preparação é fundamental. O desempenho de excelência é minha exigência nesta nova etapa - completou Tite, que optou por Willian como capitão, desta vez.

Já em Lille, palco do confronto diante dos japoneses, às 10h (de Brasília), no Estádio Pierre Mauroy, Tite também comentou sobre as mudanças promovidas na equipe canarinha: a zaga reserva (Jemerson e Thiago Silva), o lateral-direito Danilo e os meio-campistas Fernandinho e Giuliano.

- Danilo, Thiago, Jemerson, Marcelo, Fernandinho numa posição que Renato vinha exercendo, Casemiro, Giuliano mais solto, com infiltrações. Deixando o desenho e respeitando características do Willian, Neymar, Gabriel, Alisson. Sim, está confirmada. Busco oportunizar o Danilo, para ter real condição de jogar. Jemerson da mesma forma. Fernandinho é uma posição que ele exerceu há algum tempo. Fernandinho tem todas as características para fazer isso bem feito, e assim tenho variações táticas em diferentes setores da equipe.

OUTROS TRECHOS DA COLETIVA

Duelo contra o Japão

- Muda a característica dos jogos que tivemos na América do Sul. Agora é uma equipe de maior mobilidade, sai da ação defensiva para a ofensiva com velocidade, tem pivô de infiltração pros de trás, tem jogo apoiado, muita triangulação. Características diferentes de equipe para mantermos nível alto de desempenho, nos ajustando ao adversário.

Condição física dos jogadores

- Quando montamos a comissão técnica, ela tem um profissional em diversos setores, as partes clínica e física, com interação com os clubes para que o atleta esteja sadio, bem, com saúde. A relação do nosso preparador físico com os clubes, a Seleção está aberta para eles verem o trabalho. Mandamos relatórios de todos os atletas, da mesma forma na parte médica.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos