Topo

Livro sobre polêmico título Brasileiro do Sport será lançado em São Paulo

10/11/2017 19h38

O Campeonato Brasileiro de 1987, tido como um dos mais polêmicos da história, se tornou tema de livro. Concluído há 30 anos, a alcunha de 'campeão' segue em discussão por Sport e Flamengo. Escrito pelos jornalistas André Gallindo e Cassio Zirpoli, e lançado pelas editoras Onze Cultural e Zinerama, "1987 - De fato, de direito e de cabeça" promete esclarecer muitas dúvidas dos torcedores.

E o torcedor poderá ter as questões sobre essa conquista respondidas diretamente pelos escritores da obra, no próximo dia 13 de novembro. A partir das 19h, Gallindo e Zirpoli participarão de uma sessão de autógrafos na Livraria Cultura da Avenida Paulista, em São Paulo.

Com prefácio escrito pelo jornalista da TV Globo, Tino Marcos, o livro traz os ambientes político e do futebol no país desde os anos de 1970, que têm efeitos diretos sobre o Brasileirão de 1987. Dentro disso, a criação do finado Clube dos 13 e a proposta de campeonato que excluía equipes com direito esportivo adquirido, preteridas em nome da Copa União.

- O ano de 1987 ultrapassou as páginas esportivas. Ocupou cadernos policiais, jurídicos. Esse livro, fruto de longa e ampliada pesquisa, apresenta todos os lados que se enfrentaram nos gramados, nas salas de reuniões, nos tribunais. Do Rio de Janeiro a Porto Alegre, de Campinas a Recife. São incontáveis histórias, que esclarecem todos os pontos daquele campeonato, e que mereciam estar reunidas num livro - afirma Gallindo.

Recheado de fotos e reproduções da época, a publicação apresenta entrevistas com figuras como Tite, Ricardo Rocha, Zico, Emerson Leão, Arnaldo Cezar Coelho, Márcio Braga, Eurico Miranda, Homero Lacerda e Juninho Pernambucano, além de analisar sentenças judiciais que confirmam o título do Sport.

A investigação de André Gallindo e Cassio Zirpoli revela ao país do futebol detalhes inéditos da competição e desfaz mitos que alimentaram as polêmicas sobre aquela edição do Campeonato Brasileiro.

Serviço:

Sessão de autógrafos e lançamento: 1987 - De fato, de direito e de cabeça

Local: Livraria Cultura - Conjunto Nacional

Endereço: Av. Paulista, 2073 - Consolação, São Paulo

Horário: A partir das 19h