Topo

Vice do Fla defende contratação de Geuvânio e desconversa sobre reforços

Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

10/11/2017 06h00

Com a proximidade do término desta temporada, os clubes começaram a se movimentar pensando em 2018. No Flamengo não é diferente. Em entrevista ao canal "Paparazzo Rubro-Negro", o vice-presidente de futebol do clube, Ricardo Lomba, respondeu a algumas perguntas de torcedores e confirmou que o volante Márcio Araújo teve o contrato renovado automaticamente por mais uma temporada, conforme já tinha sido noticiado pelo UOL Esporte. O camisa 8 terá o vínculo ampliado por causa do número de jogos que disputou, mas não necessariamente irá permanecer na Gávea.

"A informação que eu tenho - é uma pergunta que me deixa numa situação delicada - é que esta situação já estava posta quando eu cheguei (outubro). Houve a renovação automática com o Márcio Araújo e ele é jogador do Flamengo. (Pode haver rescisão caso Rueda não queira) Lógico, não há no elenco do Flamengo um jogador inegociável. Todo jogador é negociável dependendo da proposta, interesse do clube e quantia envolvida', disse Lomba.

O dirigente explicou como será feita a montagem do elenco em 2018. Ele garantiu que o técnico Reinaldo Rueda vai ter uma participação decisiva e defendeu a contratação de Geuvânio, que ainda não deslanchou no clube. Acho que o Geuvânio foi uma grande contratação, está passando por um período de readaptação, acho que ele vai estar voando no ano que vem", disse.

"A montagem do elenco do ano que vem vai acontecer a partir de uma conversa do departamento de futebol com a participação especial do Rueda, óbvio. O pontapé inicial é do treinador, ele tem contrato conosco até o final do ano que vem, vai ficar. Ele vai fazer a análise dele, vai passar pra gente as carências. Vamos ver o que é possível fazer, tentar atender pensando num Flamengo melhor ainda ano que vem", completou o vice de futebol.

Apesar do eterno flerte entre Flamengo e o alemão Podolski nas redes sociais, o dirigente deu a entender que não haverá 'namoro'.

"Ficou muita famosa esta relação do Flamengo com o Podolski. Não sei como está hoje, mas foi um jogador muito bom, extraclasse. Como todo jogador desta categoria interessa ao Flamengo. Só que, como eu já disse, o Flamengo não vai cometer excessos sem olhar para a condição financeira. Temos que olhar necessidade técnica com finanças", disse o dirigente.

CONFIRA OUTROS PONTOS DA ENTREVISTA

Victor Hugo, preparador de goleiros, que é muito criticado pela torcida nas redes sociais, vai permanecer em 2018?

Penso que não é hora em falar sobre este tipo de coisa. Como você avalia o profissional? Tem que analisar as metas, ver se ele atingiu o objetivo e decidir se vai para um lado ou para o outro. Temos que ver se os nossos goleiros estão lá agarrando bem. Ao final do ano, faremos uma análise de todo o departamento de futebol.

Vai ter barca (de saídas) no Flamengo?

Esse apelido de barca não é uma coisa que me agrada. O elenco do Flamengo é bastante qualificado, entramos em 2018 com um time bastante competitivo. Rueda analisando e percebendo carências: 'Gostaria de contar com tais jogadores, já esses jogadores acho que devem ser negociados...". Jogadores que têm contrato são ativos do clube, devem ser preservados. Se for interessante para o clube e para o jogador, a negociação pode acontecer - comentou.

Felipe Melo interessa ao Flamengo?

Sabemos que é um rubro-negro, cria nossa. Mas, de novo, se essa não for uma posição onde o departamento de futebol encontrar carência, não me parece lógico trazer para o Flamengo. Por outro lado, se for uma posição carente, aí vamos avaliar a possibilidade de trazer um jogador. Mas é um assunto que nem está na pauta.

Análise sobre Geuvânio

Acho que o Geuvânio foi uma grande contratação, está passando por um período de readaptação, acho que ele vai estar voando no ano que vem.

Identificação de jogadores com a alma do clube

Uma das minhas expectativas era tentar ajudar os jogadores a resgatar isso (saber o que é jogar no Flamengo). Mas fui positivamente surpreendido ao ver que isso já acontecia. Eles sabem o que é jogar no Flamengo, ficam indignados quando perdem, mas não fazem um gestual muito agressivo. Isso para mim é uma página virada. Um exemplo disso foi o jogo contra o Fluminense pela Sul-Americana, com muita raça buscamos a classificação. Essa página podemos virar, é assunto superado.

Permanência de Ederson

Faz sentido. Estamos estudando a melhor maneira de conduzir isso.

Conca

Ele sofreu duas cirurgias sérias, mas está recuperado clinicamente. Volta e meia está sendo relacionado. Não sei como está a situação do contrato dele (para 2018).

Planejamento de 2018

Já começou, já nos reunimos, começamos a tratar disso, mas é importante percebermos o cenário, ainda temos o Campeonato Brasileiro, temos jogos que ainda podem nos levar à classificação para a fase de grupos da Libertadores. Estamos disputando a semifinal da Sul-Americana, tomara que a gente chegue à final e busque o caneco.