Topo

A cinco rodadas do fim, Vasco traça meta para chegar na Libertadores

11/11/2017 08h00

Neste domingo, ao entrar em campo em São Januário às 17h para o jogo contra o São Paulo, o Vasco iniciará a contagem regressiva para o fim da temporada. Faltam cinco rodadas para o término do Campeonato Brasileiro e em meio das polêmicas fora de campo, o campo e bola ganha força neste momento na tentativa de o Cruz-Maltino se classificar para a Conmebol Libertadores de 2018.

O Vasco está na oitava colocação do Brasileiro antes do início da 34ª rodada da competição. Com 48 pontos, o time comandado por Zé Ricardo está a dois do Flamengo, sétimo e último time dentro do G7, zona de classificação para a competição internacional. Para o treinador cruz-maltino, até uma meta foi traçada: com mais dez pontos conquistados nos 15 a serem disputados, ele vê a vaga para São Januário.

- Não posso te dar 100%, mas dos 15 pontos que vamos disputar, se a gente conseguir oito pontos a gente tem uma possibilidade. Se conseguirmos nove ou dez pontos, três vitórias e um empate, acho que a gente teria uma chance de 82% chegando a 10 pontos. Temos três jogos em casa e dois fora, todos difíceis, só um que briga contra o rebaixamento, os outros brigam pelo mesmo objetivo - afirmou.

De acordo com o matemático Gilcione Costa, da Academia LANCE!, responsável pelo departamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Vasco tem antes do início da rodada 40,7% de chance de chegar à Libertadores. Para a Sul-Americana, a probabilidade estatística é de 59,1%. Rebaixamento e título, o time de São Januário não tem mais chance em ambos os aspectos.

Caso a meta traçada por Zé Ricardo seja alcançada, o Vasco chegaria a 58 pontos. Segundo os cálculos matemáticos, também antes do início da rodada, o time teria 93,15% de chance de conseguir a tão sonhada vaga para a Libertadores. Depois de um ano conturbado, retornando justamente para a elite nacional após mais uma disputa da Série B, isto ganharia contornos memoráveis para os vascaínos.