A cinco rodadas do fim, Vasco traça meta para chegar na Libertadores

Neste domingo, ao entrar em campo em São Januário às 17h para o jogo contra o São Paulo, o Vasco iniciará a contagem regressiva para o fim da temporada. Faltam cinco rodadas para o término do Campeonato Brasileiro e em meio das polêmicas fora de campo, o campo e bola ganha força neste momento na tentativa de o Cruz-Maltino se classificar para a Conmebol Libertadores de 2018.

O Vasco está na oitava colocação do Brasileiro antes do início da 34ª rodada da competição. Com 48 pontos, o time comandado por Zé Ricardo está a dois do Flamengo, sétimo e último time dentro do G7, zona de classificação para a competição internacional. Para o treinador cruz-maltino, até uma meta foi traçada: com mais dez pontos conquistados nos 15 a serem disputados, ele vê a vaga para São Januário.

- Não posso te dar 100%, mas dos 15 pontos que vamos disputar, se a gente conseguir oito pontos a gente tem uma possibilidade. Se conseguirmos nove ou dez pontos, três vitórias e um empate, acho que a gente teria uma chance de 82% chegando a 10 pontos. Temos três jogos em casa e dois fora, todos difíceis, só um que briga contra o rebaixamento, os outros brigam pelo mesmo objetivo - afirmou.

De acordo com o matemático Gilcione Costa, da Academia LANCE!, responsável pelo departamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Vasco tem antes do início da rodada 40,7% de chance de chegar à Libertadores. Para a Sul-Americana, a probabilidade estatística é de 59,1%. Rebaixamento e título, o time de São Januário não tem mais chance em ambos os aspectos.

Caso a meta traçada por Zé Ricardo seja alcançada, o Vasco chegaria a 58 pontos. Segundo os cálculos matemáticos, também antes do início da rodada, o time teria 93,15% de chance de conseguir a tão sonhada vaga para a Libertadores. Depois de um ano conturbado, retornando justamente para a elite nacional após mais uma disputa da Série B, isto ganharia contornos memoráveis para os vascaínos.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos