Topo

Com toque brasileiro, time de San Francisco faz história nos EUA

13/11/2017 20h01

O novato San Francisco Deltas protagonizou um feito histórico no último domingo, ao derrotar o New York Cosmos por 2 a 0, na Califórnia, e faturar o título da Liga Norte-Americana de Futebol (NASL) - o que seria equivalente à Segunda Divisão nacional. E a conquista teve um toque brasileiro. O time conta com o atacante Dagoberto, ex-São Paulo, Cruzeiro e Vasco (autor de três gols no campeonato) e teve, na diretoria, a presença de Ricardo Villar, que também é CEO da Florida Cup.

Coube a ele montar a equipe tendo um orçamento menor que os rivais, como o próprio NT Cosmos e o Miami FC, que era tido como favorito ao troféu.

Villar, em 2016, foi chamado para construir a primeira equipe de San Francisco como consultor esportivo do clube, em contato feito pelo CEO Brian Andrés Helmick. Topou o desafio e participou diretamente da contratação do treinador do time, o canadense Marc dos Santos, que teve boa passagem pela categoria de base do Palmeiras. Além disso, foi peça-chave nos acertos com o lateral/meia Jackson, ex-São Paulo, e o atacante Pablo Dyego, ex-Fluminense.

- Ao lidar com orçamentos menores, nossa margem de erro torna-se menor no processo de tomada de decisão. Marc foi peça fundamental para montarmos um time altamente competitivo. Ele é um vencedor comprovado e comandou uma equipe comprometida com o sucesso, contra todas as probabilidades - disse.

Marc, que passou a adolescência em Portugal, e, além da passagem pela base do Palmeiras, também comandou o Desportivo Brasil, antes de voltar à América do Norte.

- O Ricardo Villar me apresentou o projeto do San Francisco Deltas e me convenceu a enfrentar esse desafio. Um projeto ambicioso. Estou muito feliz com essa nossa conquista - afirmou o treinador.

Ao lado do sócio Ricardo Silveira, Villar idealizou a Florida Cup, que já vai para sua quarta edição em 2018, entre os dias 10 e 20 de janeiro, nos Estados Unidos. Atlético Mineiro, Corinthians, Fluminense, Atlético Nacional (COL), Barcelona SC (EQU), Legia Varsóvia (POL), PSV Eindhoven (HOL) e Rangers FC (ESC) são as equipes confirmadas na competição.