Topo

Mesmo sob pressão, Lucas Lima pode ter melhor temporada pelo Santos

Lucas Lima disputa bola com Wellington durante jogo do Santos contra o Vasco - Daniel Vorley/AGIF
Lucas Lima disputa bola com Wellington durante jogo do Santos contra o Vasco Imagem: Daniel Vorley/AGIF

15/11/2017 06h00

Muito provavelmente esta é a última temporada de Lucas Lima com a camisa do Santos. E é justamente no iminente fim de sua passagem pelo Peixe que a dificuldade aumenta. Entre torcedores, a cobrança sobre o comprometimento do camisa 10 só aumenta. Com o técnico Elano, não é diferente.

Após a derrota para o Vasco, Elano, que jogou com Lucas Lima, chegou a dizer que gostaria de externa tudo o que pensa, mas não o fez por "respeito". No jogo seguinte, contra a Chapecoense, o treinador sacou o meia nos primeiros minutos do segundo tempo e justificou como uma opção tática.

No entanto, os números de Lucas Lima vão na contramão da pressão exercida sobre seu nome. Nesta temporada, o maestro é diretamente responsável por 22 gols do Santos com 19 assistências e três tentos marcados.

Em sua melhor temporada na Vila Belmiro, o camisa 10 deu 18 passes para gol e balançou as redes seis vezes. Tudo isso aconteceu em 2015, quando o Peixe foi campeão paulista e chegou à final da Copa do Brasil.

Nesta temporada, com menos jogos, já que o Alvinegro caiu nas quartas de final da Copa do Brasil, da Libertadores e do Paulistão, o armador pode igualar a marca se der mais dois passes para gol, ou se balançar as redes nos últimos quatro jogos do Brasileirão.

Sua última participação direta em um gol foi contra o Vasco, quando sua relação com Elano começou a se desgastar, na penúltima rodada do Brasileiro. Foi dele o passe para Ricardo Oliveira abrir o placar que mais tarde foi virado pelo Cruzmaltino.

Com contrato próximo do fim (31 de dezembro), Lucas Lima não respondeu à oferta de renovação do Santos e tem como destino mais provável em 2018 o Palmeiras. Seu pai, que cuida da carreira do meia, nega uma oferta do rival e prioriza times do exterior. Paralelamente, há uma negociação com uma equipe chinesa.

No começo de 2015, Lucas recusou uma proposta chinesa para receber R$ 5 milhões mensais. Na época, seu temor era deixar de ser convocado para a Seleção Brasileira, o que já acontece no momento.

Desde que chegou ao Santos, em janeiro de 2014, Lucas Lima fez 202 jogos, 19 gols e deu 56 assistências.