Topo

Está chegando a hora: entenda o sistema eleitoral do Botafogo

20/11/2017 15h55

No próximo sábado, dia 25 deste mês de novembro, os sócios do Botafogo elegerão o presidente que vai administrar o clube no próximo triênio. Nelson Mufarrej, da situação, "Chapa Ouro", número 21, terá Marcelo Guimarães, da "Chapa Preta e Branca", do grupo de oposição de número 18. O LANCE! já publicou, na última semana, entrevista com ambos, e destrincha abaixo como será o dia da eleição.

A votação será feita das 9 horas às 21 horas, no ginásio Oscar Zelaya, na sede de General Severiano. Como primeira vez a eleição do Glorioso será por meio de urna eletrônica e não com cédulas de papel. Assim, a expectativa é de que apuração ocorra em poucos minutos.

- Haverá curso para membros da junta eleitoral. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) vai nos emprestar dez urnas, mas, em princípio vamos utilizar duas - explica, ao LANCE!, o presidente do Conselho Deliberativo e da Junta Eleitoral do clube, Jorge Aurélio Domingues.

A votação é para presidente do clube e, consequentemente, para o Conselho Deliberativo. A chapa vencedora coloca 140 membros, e a segunda colocada, se obtiver 20% dos votos, terá direito a outros 14. Estão aptos a votar 1996 pessoas, mas pouco mais da metade deve comparecer, como historicamente ocorre nos pleitos alvinegros.

A posse da nova diretoria será no primeiro dia útil de janeiro. Diferentemente da última eleição, quando os conturbados momentos do clube resultaram em posse imediada. Por conta da eleição, o restaurante da sede do clube não poderá vender bebidas alcoólicas enquanto houver votação.