Topo

Santos pede, e FPF estuda gravar diálogo entre árbitros no Paulistão

06/12/2017 06h30

Modesto Roma Júnior disputa a reeleição no sábado e ainda não está confirmado como presidente do Santos no próximo Campeonato Paulista, mas já fez um pedido que pode influenciar a postura dos árbitros no torneio. O dirigente solicitou à Federação Paulista de Futebol (FPF) que os clubes tenham acesso aos diálogos entre o quadro de arbitragem durante os jogos.

O pedido foi feito durante um Congresso Técnico para a competição e o diretor de arbitragem da FPF, Dionísio Roberto Domingues, procura formas de viabilizar o desejo de Modesto, já que, atualmente, as conversas nem são gravadas. Mas o presidente do Santos já fala do caso como uma certeza.

- No Campeonato Paulista, tomamos uma medida, com a ajuda da Federação, de que aquele 'radinho' dos árbitros será gravado e os presidentes dos clubes poderão ouvir depois. Isso já é importante. Um dia, teremos total transparência na arbitragem - disse Modesto Roma, nessa terça-feria, em sua participação no Congresso Brasileiro de Direito Desportivo, realizado pela FPF na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na Universidade de São Paulo.

A FPF tenta descobrir se há equipamentos à disposição no mercado para que esse diálogo seja gravado. Mas os dirigentes da Federação ainda discutem qual seria a utilidade da proposta e como seria usado esse áudio, se serviria apenas como uma curiosidade ou se poderia gerar alguma punição aos árbitros. O caso, por enquanto, é tratado como apenas uma possibilidade a ser avaliada até o começo do Paulistão.

Mas há pressão para que a ideia seja confirmada. Quando Modesto fez a sugestão, outros seis clubes mostraram apoio. O pedido é para que somente os presidentes das equipes tenham acesso às gravações, fazendo a solicitação sempre que precisarem.

Modesto é conhecido por reclamar da arbitragem e até já foi punido por suas declarações. Em 2016, cumpriu suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por sugerir que o árbitro Rodrigo Raposo esteve mal-intencionado na derrota por 2 a 1 para o Inter. Neste ano, pegou gancho por acusar o repórter da TV Globo, Eric faria, de interferir em decisão da arbitragem na vitória por 4 a 2 sobre o Flamengo que eliminou o Peixe da Copa do Brasil.

Modesto Roma Júnior assumiu a presidência do Santos em 2015 e tenta se reeleger para o mandato que vai de 2018 a 2020. Disputa a eleição contra Andres Rueda, José Carlos Peres e Nabil Khaznadar.