Topo

Oposição do Santos pede que MP investigue associações em massa

07/12/2017 18h39

As três chapas de oposição do Santos se uniram nesta quinta-feira para registrar um pedido de investigação ao Ministério Público. Juntas, as chapas Santástica União, O Santos Que Queremos e Somos Todos Santos protocolaram no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) um pedido para que o órgão investigue as associações feitas no fim de 2016, período limite para novos sócios estarem aptos a votar na eleição presidencial que ocorre no sábado.

- Nós nos sentimos prejudicados e queremos o levantamento do GAECO com as provas, não nossas, mas expostas pela imprensa. Pelo que sabemos, é crime organizado. Queremos que a polícia vá fundo atrás disso - disse Nabil Khaznadar, da chapa 2.

- Como disse Andres e Nabil, não estamos acusando ninguém, estamos nos focando na denúncia da imprensa. O que fazemos aqui é tomar providência que torcida nos cobra. Querem que a gente se posicione. Estamos vacinados depois do problema com a eleição no Vasco da Gama. As denúncias continuam nos jornais, cada vez estão mais incisivas, com provas, e nos unimos para tomar uma providência, com uma resposta para torcida e imprensa. Não podemos ser passivos. Nome do Santos está acima de tudo. Essa época de virada de mesa já acabou. Brasil está sendo passado a limpo. Não temos provas concretas, mas as provas que a imprensa tem demonstrado são robustas e merecem atenção do Ministério Público - colocou José Carlos Peres, da chapa 1.

- Isso tudo tem que ser resolvido antes da eleição. Se for para a Justiça, deixará o clube sem governança. Nosso pedido é que as urnas sejam acompanhadas por autoridades, mesas, presidentes de mesa, fiscais... Com tudo isso que está acontecendo, seria de bom grado que tivesse uma autoridade presente. Nossa posição é muito clara. Não estamos acusando ninguém, só estamos exercendo direito que temos em razão das denúncias - finalizou Andres Rueda, da chapa 3.

De acordo com publicação da ESPN, pouco mais de 2 mil novos sócios em 17 dias entre novembro e dezembro de 2016 foram registrados no clube, sendo que de maio a setembro 5 mil sócios ingressaram no Peixe.

A suspeita maior ocorre com cadastros de endereço repetido em 22 fichas e emails não existentes. Há endereços que se repetem em comércio, como é o caso de uma pousada em Santa Cruz do Rio Pardo.

Em entrevista ao LANCE!, durante a série feita com todos os candidatos, o presidente santista Modesto Roma Júnior respondeu sobre a suspeita.

- De maio a setembro, entraram 7 mil sócios, dá uma média de 1.300. A reportagem cita que entre novembro e dezembro entraram mil. Não podemos esquecer que sempre que o clube se classifica para a Libertadores, há acréscimo de sócios. Nesta época, fomos vice-campeões brasileiros e nos classificamos. O problema é que até 2011 precisava de três anos de associação para votar à presidência. Na gestão passada, com candidatos de hoje, eles optaram em reduzir para um ano. Mas quando está em posição de perder eleição, começa a levantar coisas para justificar a derrota. Igual técnico de futebol quando perde, que acha que a grama estava ruim, que teve morrinho artilheiro, que o sol estava forte. As exigências para se associar são: ser uma pessoa natural, ter CPF e endereço. Não tenho que saber se tem uma ou dez pessoas que moram no meso endereço. Na minha casa tem cinco sócios. O resto é conversinha. E-mail é opcional. Tem sócios antigos que não tem e-mail. Veja se todos têm CPF. Todos são válidos. - declarou.

O Conselho Deliberativo decidiu, após pedido das chapas, mudar a distribuição das urnas na votação do próximo sábado. Antes, as urnas eram divididas em ordem alfabética e agora serão organizadas por ordem cronológica de associação.