Topo

É clássico! Juventus e Inter duelam pelo topo na abertura da 16ª rodada

08/12/2017 16h43

Na rodada passada, a Inter venceu o seu compromisso e o então líder Napoli, diante da Juventus, perdeu o seu. Logo, os Nerazzurri assumiram o topo do Campeonato Inglês e, já neste sábado, às 17h45 (de Brasília), defenderão a primeira colocação contra a Velha Senhora, em duelo válido pela 16ª rodada.

Tido como o "clássico dos clássicos", Derby d'Italia será realizado em Turim, destino da taça da Serie A nas últimas seis temporadas. Para frear Icardi, artilheiro da competição, e companhia, a Juve deve ser obrigada a montar um time com opções alternativas, uma vez que os titulares e líderes Buffon e Chiellini são dúvidas por lesão. E o técnico Massimiliano Allegri, em entrevista coletiva, atentou para um fato curioso.

- Não é sempre que você enfrenta duas o líder do campeonato em uma semana - comentou Allegri, lembrando que o Napoli era líder na semana passada, até ser derrotado com gol de Higuaín, antigo jogador azzurri.

Diferente da Juventus, a Internazionale precisa provar que está recuperada depois de anos trôpegos no Calcio. Por isso, o clássico deste sábado servirá para calibrar as pretensões do time do técnico Lucioano Spalletti, que ainda não apresentou um futebol brilhante, mas tem sido eficiente.

- Este jogo é definido como o Derby d'Italia, e não é à toa. É um teste que motiva você, no entanto, devemos permanecer calmos. Esses rapazes têm demonstrado que podem atrelar tudo ligado à Inter para o campo - disse Spalleti, que terá Icardi, autor de 16 gols no Italiano, confirmado no ataque.

Atualmente, a Inter de Milão lidera com 39 pontos, enquanto a Juventus, na terceira posição, está com 37 pontos. Ou seja, uma vitória do clube de Turim o faz assumir a ponta.

OUTROS JOGOS DE DESTAQUE

Para o Napoli, agora na vice-liderança, com 38 pontos, o melhor resultado no clássico será o empate. Ferido, o time de Maurizio Sarri, eliminado na Liga dos Campeões, recebe a Fiorentina no domingo, às 12h (de Brasília).

Com um jogo a menos, a Roma poderá entrar de vez na briga pelo título em caso de vitória sobre o Chievo, em confronto a ser realizado às 9h30 (de Brasília) - o primeiro de domingo.

Já o último jogo do dia 10 será entre Milan e Bologna, no San Siro, às 17h45 (de Brasília). Comandada por Gennaro Gattuso, a equipe rubro-negra quer dar uma resposta positiva, pois vem de derrota pela Liga Europa e um frustrante empate com o Benevento - que somou o seu primeiro ponto na competição.

TODOS OS JOGOS DA 16ª RODADA

Sábado (9/12)

15h - Cagliari x Sampdoria

17h45 - Juventus x Inter

Domingo (10/12)

9h30 - Chievo x Roma

12h - Napoli x Fiorentina

12h - Spal x Verona

12h - Udinese x Benevento

15h - Sassuolo x Crotone

17h45 - Milan x Bologna

Segunda-feira (11/12)

16h - Genoa x Atalanta

18h - Lazio x Torino