Topo

Raí se impõe 1ª missão: definir estilo de jogo identificado com São Paulo

08/12/2017 13h12

Campeão paulista, brasileiro, da Libertadores e mundial no São Paulo nos anos 1990, Raí foi apresentado como diretor executivo de futebol do clube nesta sexta-feira. E apontou como sua primeira missão no cargo exatamente definir um estilo de jogo, baseado nos seus tempos como atleta.

- A base do meu trabalho vem do meu conhecimento de campo. O São Paulo precisa construir uma identidade de jogo, de estilo. Não está muito longe do que o Dorival acredita. Nesse começo de temporada e trabalho, já vamos construindo, junto com a comissão técnica, um estilo próprio de jogo e que tenha a ver com história, torcida e cultura vitoriosa do clube. O São Paulo tem de criar essa identidade baseada nesse histórico, mostrar qual estilo e característica quer ter como clube de futebol - indicou o ex-meia.

Como jogador, Raí atuou pelo São Paulo em 395 partidas, marcando 128 gols. Foi campeão paulista em 1989, 1991, 1992, 1998 e 2000, brasileiro em 1991; da Libertadores em 1992 e 1993 e mundial em 1992. E já deixou claro que seu objetivo é retomar esse estilo.

- Todo time, para desenvolver um futebol vistoso, bonito, vitorioso e ofensivo, precisa de segurança. Passei por isso em vários momentos na carreira. É algo que vem melhorando e será trabalhado. Se pegar historicamente, há momentos vitoriosos de estilos diferentes, mas o que se identifica com o São Paulo é um estilo de jogo mais leve e eficiente.

Raí recebeu o convite de Leco pouco após Vinicius Pinotti pedir demissão por divergências com o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, nessa quarta-feira. O ex-meia respondeu positivamente no dia seguinte e já se reuniu para discutir o planejamento e as prioridades para a próxima temporada com Leco.