Topo

Arena Condá terá painel com campeões da Sul-Americana em forma de arte

15/12/2017 17h58

Na próxima sexta-feira (22), um grande painel será inaugurado em um dos portões de entrada da Arena Condá , em Chapecó (SC), como forma de homenagem à Chapecoense, time campeão da Copa Sul-Americana de 2016. O projeto Gol Eterno, executado pelo artista Paulo Consentino, representa o gol que poderia ter acontecido na final da competição, contra o Atlético Nacional (COL) - em jogo que nunca aconteceu por conta do acidente aéreo na Colômbia, em 29 de novembro.

O presente tem o intuito de eternizar a lembrança da equipe por meio da arte. A obra vai retratar os 11 titulares da Chape a cada jogada em busca da conquista. Ao fundo, a bola no gol. À frente, os jogadores do banco de reserva.

A homenagem contará com a participação do jornalista Rafael Henzel, um dos seis sobreviventes do fatídico acidente. Como se voltasse no tempo, ele vai narrar cada lance rumo ao gol do título da competição sul-americana. 

Reconhecido por trabalhos feitos pelo mundo, Paulo Consentino e uma equipe com outros cinco profissionais passaram 17 dias dedicando-se à pintura de aproximadamente 500 m² do painel localizado na parede Oeste da Ala Norte da Arena Condá. O projeto contou ainda com cerca de 100 pessoas envolvidas indiretamente.

O artista destacou a emoção e a grande experiência que ele e sua equipe viveram durante o período de produção.

"Eu me sinto muito honrado em participar de um projeto como esse. Foram dias intensos de muito trabalho e emoção. Você vive um pouco da realidade da cidade. É algo que não tem comparação", disse Consentino, que se emocionou durante a execução do projeto.

"Foi um trabalho muito sentimental, diferente de todos os outros que já fiz. Eu mMe pegava com lágrimas nos olhos muitas vezes. É uma história que tem vários ingredientes e principalmente mostra a superação de um clube que estava ascensão e passou por tudo o que passou", completou.

O artista revelou ainda um detalhe importante da arte. O autor do "gol eterno" é o atacante Ananias. O portão em que a obra está registrada pode ser visto por parte da torcida de dentro da Arena Condá. A jogada do gol, representada na arte, vai em direção ao estádio.