'Nunes. CBF. Brasil': Coronel retorna após superar problema de saúde

Como Marco Polo Del Nero foi suspenso pelo Comitê de Ética da Fifa nesta sexta-feira, quem volta à cena para comandar - pelo menos de nome - a CBF é o Coronel Nunes. Eleito em 16 de dezembro de 2015 como um dos vices da entidade, Antonio Carlos Nunes, de 79 anos, precisou deixar para trás problemas de saúde em um passado recente.

Nunes, que dirigiu a CBF no começo de 2016 (quando Del Nero tirou licença), chegou a ficar internado com problemas no coração e pneumonia logo ao voltar dos jogos da Seleção na Austrália, em junho. Ele inspirou cuidados intensos e deixou os colegas dirigentes preocupados.

Mas o retorno ao poder se dá em um momento no qual o Coronel não conta com tanto prestígio assim. Antes da notícia da suspensão de Marco Polo, ele não era um dos favoritos, pelo que o LANCE! apurou, a permanecer como um dos vices da CBF na próxima eleição. Há quem veja um distanciamento grande dos outros presidentes de federação e também das atividades da CBF. Mas isso fica em segundo plano, porque a própria realização da eleição em abril virou uma incógnita com a punição a Del Nero.

Nunes, no entanto, esteve em setembro no Ministério do Meio Ambiente para "vender o peixe" da Copa Verde, competição organizada pela CBF que envolve times do Norte e Centro-Oeste do país. Em março deste ano, ele conseguiu eleger sucessor na Federação Paraense, entidade que passou a comandar em 1998.

O Coronel Nunes foi eleito em 2015 com 44 votos a favor do candidato único, três contra, três votos em branco e cinco abstenções.

Dono de umas tiradas que quebram o protocolo, ele já falou que Jorginho, à época no Vasco, era o melhor técnico do Brasil. O Coronel Nunes, inclusive, não esconde as paixões pelo Cruz-Maltino e pelo Paysandu. Desde que se mudou para o Rio, ele já foi várias vezes a São Januário assistir às partidas do time.

De volta ao comando da CBF, ele vai poder repetir a mensagem proferida na primeira vez que pisou na Conmebol como representante do futebol brasileiro: "Nunes. CBF. Brasil".

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos