Topo

Base do Vasco tem ano de destaque e é importante para vaga na Liberta

16/12/2017 07h30

O Vasco é conhecido por ter uma base forte, que já revelou grandes jogadores. Nesta temporada, essa fama se fez presente e o jovens criados no clube foram importantes na disputa do Brasileirão. Para se ter ideia, os meninos da Colina tiveram participação em 22 gols dos 40 que o Cruz-Maltino marcou na competição. Para coroar o grande trabalho deles, Paulinho e Mateus Vital marcaram na vitória por 2 a 1 contra a Ponte Preta, que garantiu o time do técnico Zé Ricardo na próxima Libertadores.

 

De todos os jovens utilizados na competição, o atacante Paulinho e o meio-campista Evander terminaram a competição em alta. O primeiro se garantiu no time titular com Milton Mendes e depois com Zé Ricardo, após voltar do Mundial Sub-17, marcando três gols e dando uma assistência neste período. Já o meia teve boas atuações improvisado de volante, dando mais qualidade na saída de bola. Assim, ele fez seu primeiro gol como profissional, um golaço contra o Santos, e deu um passe para gol.

 

Ao todo, os jovens oriundos das divisões de base do Vasco marcaram 13 gols. Além dos três de Paulinho e do gol de Evander, Thalles, Caio Monteiro e Mateus Vital marcaram dois cada. Douglas, Guilherme Costa e Paulo Vitor balançaram as redes uma vez cada um.

 

Eles também se destacaram nas assistências. Foram nove passes para gol no total. Com três, o meia Mateus Vital foi o líder no quesito entre eles. A lista ainda tem Henrique (2), Douglas, Evander, Guilherme Costa e Paulinho (com uma cada).

 

Com a experiência já adquirida nos profissionais este ano, a expectativa é que os jovens do grupo contribuam ainda mais para a equipe na próxima temporada. E o desafio é grande, já que o Cruz-Maltino vai disputar a Libertadores. Porém, eles já mostraram que tem personalidade e que podem dar conta do recado.