Roger vê semelhanças entre seu estilo de jogo e o do sub-20 do Palmeiras

  • Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Roger Machado assistiu a alguns jogos do Palmeiras sub-20 na Copa RS e gostou do que viu. Em uma conversa com o técnico da equipe júnior, Wesley Carvalho, o comandante do profissional citou semelhanças entre o estilo de jogo que gosta de impor e aquele da equipe de base. Tendo mais liberdade para usar os garotos de acordo com o novo regulamento do Paulista, esta relação pode ser um facilitador.

- Os dois auxiliares do Roger (Roberto Ribas e James Freitas) eu conheço da base do Grêmio e do Inter. E o Roger conheci no ano passado, no curso de Licença A de treinador da CBF. Fomos colegas de sala e agora somos de novo. Isto foi um facilitador, e o Roger é uma pessoa de fácil acesso, de trocar ideias, informações e conhecimento. Isto vai nos ajudar bastante. Depois do jogo contra o Cruzeiro na (Copa) RS, são palavras dele: 'poxa, Wesley, estou bem mais tranquilo porque a maior parte dos conceitos que eu gosto do meu modelo de jogo está inserido no seu time. Isto facilita a transição quando eu quiser usar um jogador seu, porque tem muitas coisas em comum'. Isto é bom para o clube e para a nossa relação. Meu trabalho vai ser nisso, de preparar o jogador para quando ele precisar usar, ou quando precisar de informação de como é um jogador, como ele se comporta - explicou Wesley, que foi auxiliar de Alberto Valentim em 2017, ao LANCE!.

Com menos contratações nesta janela, o Verdão planeja dar mais espaço aos jogadores formados na Academia de Futebol. Um deles é o atacante Artur, que foi emprestado ao Londrina para ganhar rodagem. Ele e os destaques do time sub-20 não precisarão ser inscritos na lista de 25 atletas do Paulistão, mas vão poder jogar o Estadual mesmo assim.

Isto porque a federação agora libera o uso da base ilimitado. Esta é uma novidade em comparação aos últimos anos, quando eram 28 inscritos ao todo, sem separações. Para entrar na categoria é preciso ter idade entre 16 anos e ser nascido até 1997, contrato de pelo menos um ano com a equipe, mesmo que emprestado no período, além de ter disputado por este clube um campeonato de base organizado pela Federação Paulista. O goleiro Daniel Fuzato e o zagueiro Pedrão são outros que entram nesta fatia do elenco.

A base do elenco vice-campeão da Copa RS e vencedor do Paulista sub-20 é também a estrutura do elenco para a Copa São Paulo, que o Verdão estreia no dia de 2 janeiro. Com a disputa da Libertadores junto do Paulistão, espera-se que o clube aproveite o regulamento para dar oportunidades à geração considerada promissora. Ao menos os que forem alçados já terão noção do que Roger gosta de ver em um time.

- É jogar com amplitude, com linhas bem compactadas, com extremos que além de serem atacantes que ajudem na marcação. Princípios de flutuação, de infiltrações por dentro, nos corredores, jogar entre linhas. É parecido, ele (Roger) já fazia isto no Grêmio quando teve a oportunidade, me lembro disso, o time que ele colocou e os princípios que se via nitidamente no modelo de jogo nós temos em comum - completou Wesley.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos