Dorival tenta ser o segundo a iniciar e terminar ano no São Paulo no século

  • Marcello Zambrana/AGIF

    Dorival em ação durante treino do São Paulo na Barra Funda

    Dorival em ação durante treino do São Paulo na Barra Funda

Dorival Júnior tem contrato até dezembro de 2018 e, caso o cumpra, alcançará um feito histórico neste século. Desde 2001, somente um profissional conseguiu começar e terminar uma temporada como técnico do São Paulo: Muricy Ramalho, que atingiu a continuidade em suas duas passagens mais recentes pelo clube.

A última vez em que não houve mudança no comando da comissão técnica ao longo de uma temporada ocorreu em 2014, com Muricy, que tinha voltado ao clube em 2013 e saiu nos primeiros meses de 2015. Antes, o hoje comentarista do Sportv esteve por três anos e meio no clube, durante o tricampeonato brasileiro, entre 2006 e 2008, deixando a equipe no meio de 2009.

Fora Muricy Ramalho, o último treinador que começou e terminou um ano no Tricolor foi Levir Culpi, em 2000, ainda no século passado. De lá para cá, incluindo Muricy, Dorival e os interinos Milton Cruz, Sérgio Baresi, André Jardine e Pintado, foram 21 técnicos em 17 temporadas, alguns deles com duas passagens, como Emerson Leão e Ricardo Gomes.

Com Carlos Augusto de Barros e Silva na presidência, desde outubro de 2015, o clube teve oito técnicos diferentes em pouco mais de dois anos. Leco deixou a equipe sob os comandos de Doriva, Edgardo Bauza, Ricardo Gomes, Rogério Ceni e Dorival Júnior, além dos interinos Milton Cruz, André Jardine e Pintado.

A seu favor, Dorival Júnior conta com o desempenho à frente do time. Assumiu a equipe em julho, na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, mas o Tricolor, que terminou o primeiro turno entre os quatro últimos colocados, fez a quinta melhor campanha do segundo turno, somando 31 dos 57 pontos possíveis. Com o treinador, são 26 jogos, dez vitórias, nove empates e sete derrotas - aproveitamento de 50%.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos