Topo

Fernando se inspira em Jesus até na tatuagem e lidera Verdão na Copinha

02/01/2018 08h00

Um garotinho de boné para trás, descalço e sem camiseta olha para o horizonte com uma bola embaixo do braço. Em sua cabeça, estão três sonhos: uma casa, um campo de futebol e um troféu. O desenho que está tatuado no braço esquerdo de Fernando, jovem atacante que disputará a Copa São Paulo Júnior pelo Palmeiras - a começar pelo jogo contra o Luverdense, às 21h30 desta terça, em Taubaté - é bem parecido com o que está no braço direito de Gabriel Jesus, maior revelação recente das categorias de base do clube. Antes deles, Neymar já havia feito tatuagem praticamente igual na panturrilha.

- É igual à do Gabriel Jesus. A diferença é que na dele está escrito Jardim Peri, e na minha tem uma taça, um campo e uma casa. São os meus sonhos. Eu vi a dele, gostei e quis fazer uma - conta o garoto de 18 anos, que já sentiu o gostinho de atuar na equipe profissional do Verdão, em partida contra o Vitória.

- Agora quero conquistar a taça pelo profissional e depois a casa para a minha mãe.

A semelhança não está só na tatuagem. Ao verem Fernando em campo ao longo de em 2017, seja na campanha do título paulista sub-20 do Palmeiras, no vice da Copa RS Sub-20 ou nos treinos com a equipe principal, muitas pessoas lembraram de Gabriel Jesus. Eles têm biótipo parecido e jogam em posição semelhante. O desafio agora é ter trajetória tão feliz.

- Já ouvi essa comparação, todo mundo fala que lembra pela aparência. Mas Gabriel é Gabriel. Eu sou Fernando. Fico feliz, porque é um belo jogador e eu sou fã dele. A força de vontade dele de ganhar, de vencer, a dedicação em campo... Isso serve de motivação para mim - comentou Fernando, que revelou nesta entrevista ao LANCE! uma outra semelhança com Gabriel Jesus:

- Prefiro enfrentar zagueiro do que dar entrevista (risos).

Fernando chamou a atenção de diversos clubes na Taça BH Sub-17 de 2016, quando jogava pela AMDH (Associação Mineira de Desenvolvimento Humano). O Palmeiras venceu os concorrentes e assinou com ele um contrato válido até 2019. Em outubro de 2017, deu um aumento ao garoto e esticou o vínculo até outubro de 2022. Promovê-lo ao elenco profissional ainda em 2018 está nos planos do Verdão.

Antes, porém, o clube vai observá-lo na Copinha. Além do Luverdense, o Palmeiras vai enfrentar o Moto Club-MA (às 21h30 de sexta-feira) e o Taubaté (às 20h de segunda-feira) na primeira fase da Copinha, competição que o clube nunca ganhou.

- Não só para mim, mas para o time todo, para o Palmeiras, significa muito ir em busca de um título inédito - disse o garoto, que levará consigo ensinamentos de um ídolo do futebol:

- Quem mais me deu conselho foi o Zé Roberto. Na concentração para o jogo do profissional eu fiquei no quarto do Michel Bastos e ele me deu muitos conselhos também, muitas dicas. Ele foi um dos que me ajudaram bastante.