Topo

De volta aos trabalhos! Fluminense se reapresenta visando um bom 2018

03/01/2018 08h00

Que comece a temporada! O Fluminense se reapresenta nesta quarta-feira, no Centro de Treinamento Pedro Antonio, para começar o ano de 2018. Os jogadores e comissão técnica estavam de folga desde o final do Campeonato Brasileiro e agora terão seis dias de treinos antes de embarcarem para os Estados Unidos, no dia 9 de janeiro, para a disputa da Florida Cup, em Orlando.

O primeiro dia será marcado por exames médicos e, principalmente, grandes mudanças no elenco. A reformulação do plantel tricolor já poderá ser sentida, sem a presença de diversos nomes importantes do ano passado, como Diego Cavalieri e Henrique. As novidades devem ser por conta da dupla de reforços: o lateral-direito Gilberto e o volante Jadson.

Já no setor ofensivo, a incerteza quanto a permanência de Gustavo Scarpa segue. Por ora, o camisa 10 volta a treinar normalmente com o restante do grupo, mesmo tendo pedido para ser negociado no final de 2017.

Apesar da reapresentação, o elenco do Fluminense não está fechado. Além da procura por reforços - nomes para zaga e ataque tem sido especulados - outros jogadores podem acabar deixando o clube, principalmente por conta da política de contenção de gastos adotado pelo modelo gestor visando 2018. O gerente de futebol, Paulo Autuori, deve conceder coletiva na quinta-feira.

Para disputar a Florida Cup, nos Estados Unidos, o Tricolor enfrentará o PSV, da Holanda, no dia 12 de janeiro, e o Barcelona de Guayaquil, do Equador, no dia 15 do mesmo mês. O retorno ao Rio de Janeiro acontece no dia 16 e, logo depois, faz sua estreia no carioca, dia 17 de janeiro, contra o Boavista.

CHEGADAS

Até o momento, o Fluminense acertou a contratação de dois jogadores, suprindo outras saídas do elenco: o lateral-direito Gilberto, que disputou a última temporada pelo Vasco, e o volante Jadson, que defendeu a Ponte Preta no Brasileirão. Os dois atletas foram revelados pelo Botafogo.

SAÍDAS

Na reformulação do elenco do Fluminense, muitos jogadores já deixaram o clube. Entre dispensas e empréstimos, o Tricolor já não conta com quase 20 jogadores para 2018. Na meta, Cavalieri e Matheus Phelipe foram embora. Nas laterias, Lucas, Renato e Mascarenhas não permaneceram, assim como Henrique e Nogueira na defesa. Nas opções para o meio-campo, Pierre, Orejuela, William e Robert já saíram.

No ataque, Peu e Maranhão se despediram do clube. Enquanto isso, o nome de Gustavo Scarpa é o que causa mais incerteza: apesar do interesse do meia em deixar o clube, nenhuma proposta recebida pelo Fluminense agradou. Por enquanto, o camisa 10 se reapresenta e viaja com o elenco para a Florida Cup.