Carille faz primeiros testes e esboça Corinthians com Kazim na vaga de Jô

No terceiro dia de pré-temporada, o técnico Fábio Carille começou a formar o Corinthians da temporada 2018. Nesta sexta-feira, ele fez o primeiro trabalho tático do ano no CT Joaquim Grava e realizou os primeiros testes. Como previsto, o turco Kazim saiu na frente na disputa pela vaga de Jô, de partida para o Japão.

É preciso frisar que ainda são os primeiros testes e impressões, portanto ainda prematuro para se fazer qualquer análise. Carille, porém, já iniciou os movimentos na tentativa de formar uma base. E nela, Kazim treinou no ataque com os demais titulares que terminaram o ano.

Depois de feitos os exercícios físicos, o técnico levou dois grupos de jogadores para um campo onde fez trabalhos de ataque contra defesa, sempre enfatizando a sua linha de quatro defensores. O time que atacava tinha: Gabriel, Camacho, Romero, Jadson, Rodriguinho e Kazim. Já os defensores desse grupo eram Léo Príncipe, Warian, Léo Santos e Moisés; Paulo Roberto. Ou seja, uma defesa com todos que foram reservas no ano passado.

Neste ponto, sobre a formação ofensiva, é preciso lembrar que Carille cogita mudar o esquema, saindo do 4-2-3-1 e voltando ao 4-1-4-1. Se fizer isso, ele pretende atuar com Jadson mais centralizado, provavelmente dividindo a meia com Rodriguinho. Assim, Camacho sairia do time, já que o técnico não abre mão de dois pontas abertas (Romero e Clayson). Caso mantenha o 4-2-3-1, Jadson e Clayson brigaram por duas vagas, como aconteceu em 2017.

Já no outro campo, a atividade era mais genérica, espaço reduzido e dois toques, com sete jogadores de cada lado, todos podendo atacar e defender. Desse grupo saíram Fagner, Balbuena, Pedro Henrique e Guilherme Romão para trabalhar com Carille a linha de quatro. É um esboço de formação defensiva, com Pedro na vaga de Pablo e Romão, na de Guilherme Arana. O lateral-esquerdo volta de empréstimo do Oeste e inicia o ano testado na frente de Moisés, o reserva do ano passado. Lembrando, sempre, que é apenas o primeiro teste de Carille.

Dos jogadores que estão à disposição, apenas o zagueiro Yago e o volante Renê Júnior não participaram do treino. Yago deixou o treino da última quinta-feira com dores na coxa esquerda, enquanto Renê ficou na academia. Ele foi anunciado quinta como reforço por três anos, mas ainda não foi apresentado.

Nesta sexta o lateral-esquerdo Juninho Capixaba, contratado do Bahia, também esteve no CT, mas ficou apenas na parte interna. Ele deve assinar contrato ainda nesta tarde antes de ser anunciado como reforço do time. A tendência é que ele siga viagem com o grupo para os Estados Unidos, onde o Timão complementará a pré-temporada com a disputa da Florida Cup. O embarque é no próximo domingo à noite. Até lá, a equipe treina em dois períodos.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos