Topo

Primeiros reforços para 2018 indicam 'Novo Botafogo' mais veloz

05/01/2018 08h00

O Botafogo teve perdas importantes para a temporada 2018, como Victor Luís, Bruno Silva e Roger, além de não ter renovado com alguns reservas. Uns por opção, outros por necessidade. Mas a reposição que o Glorioso vai apresentando indica uma mudança importante a ser confirmada já nos primeiros treinos e jogos: os pontas.

Já foram anunciados Luiz Fernando e Leandro Carvalho, opções de velocidade, e o próximo deve ser Rony, de características semelhantes. A concorrência, naturalmente, é com Rodrigo Pimpão, já com 30 anos. E somente Guilherme saiu (voltou ao Grêmio após empréstimo).

Em princípio, Felipe Conceição deverá ter duas opções para cada lado do ataque, além do xodó Ezequiel, de 19 anos, e de Pachu, também revelado na base alvinegra, mas que praticamente não jogou em 2017. Em termos táticos, a nova versão do Glorioso deverá ter mais velocidade: dois jogadores rápidos do meio para frente, e não mais só um.

- Em relação às perdas, prefiro olhar para os que temos. Já chegaram jovens jogadores, devem chegar outros novos, com características parecidas. Temos dez a 11 atletas com idade boa (experientes), para ajudarem essa rapaziada de média de 23, 24 anos. As palavras são performance e crescimento. Espero ver, a cada momento, o crescimento da equipe - afirmou Felipe.

A possibilidade de ver um time desta forma resolve, mesmo que indiretamente, outra questão: a saída de Bruno Silva, importante força ofensiva e defensiva, e a necessidade de aumentar o poder criativo do setor de meio-campo.

Se tiver velocistas, a disputa pela armação fica naturalmente restrita a uma vaga, a ser preenchida por Marcos Vinícius ou Valencia, provavelmente. Possivelmente Renatinho, que interessa. Mas a necessidade de contratar outro meio-campista diminui, uma vez que restariam apenas duas vagas no setor que já tem Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes e João Paulo, por exemplo, disputando vagas.