Mina fora, golaços e a 'fábula' de Roger: a manhã de treino do Palmeiras

  • Cesar Greco/Palmeiras/Divulgação

    Roger Machado orienta treino do Palmeiras

    Roger Machado orienta treino do Palmeiras

Liberados para dormirem em suas casas na noite de domingo, os jogadores do Palmeiras reiniciaram o regime de concentração na Academia de Futebol com treino sob chuva na manhã desta segunda-feira. A atividade, mais uma sem a presença de Yerry Mina, teve lances muito bonitos e participação ativa do técnico Roger Machado, que chamou a atenção ao usar uma metáfora com os jogadores. Veja abaixo como foi o treino:

Mina só espera o "ok" para ir embora

O zagueiro Yerry Mina é o único atleta do elenco do Palmeiras que ainda não fez atividades com bola no gramado. Autorizado pela diretoria, ele apresentou-se na última sexta-feira, dois dias após os demais, avisando ao clube que seu desejo é transferir-se agora para o Barcelona (ESP).

O acordo é iminente, por isso o colombiano nem está integrado ao elenco. O Palmeiras prefere não expor os valores, mas a imprensa espanhola tem dito que o Barça pagará 12 milhões de euros (R$ 46,5 milhões) para contratá-lo. O Verdão tem direito a 80% deste montante, sendo que precisa repassar pouco mais de R$ 12 milhões ao ex-presidente Paulo Nobre, que bancou a contratação em 2016. Os outros 20% são do Santa Fe (COL).

Jean, que desde o ano passado tem um cronograma individualizado de atividades, foi a outra baixa da atividade. Todos os outros atletas do elenco estiveram no campo, incluindo Guerra e Borja, que se apresentaram junto com Mina na sexta-feira.

O treino e a 'fábula' de Roger Machado

"Na briga do urso com o jacaré, quem ganha?", perguntou o técnico do Palmeiras aos seus comandados. "Na água, eu aposto no jacaré. Fora, no urso".

A metáfora chamou a atenção, e o técnico explicou o que quis dizer em uma conversa informal com jornalistas depois do treino: se um zagueiro sair muito do seu "habitat" para disputar a bola com um atacante veloz, provavelmente vai levar a pior na maioria das jogadas. Ele quis explicar aos jogadores que os defensores precisam estar sempre bem protegidos e, se saírem da área para uma disputa no mano a mano, têm de ser precisos.

Roger Machado falou muito durante a atividade. "Se está com confiança para tocar de primeira, faça isso", gritava o técnico. "Começa certo, termina certo", foi outro ensinamento.

A atividade foi toda voltada para a construção de jogadas, com a bola saindo do goleiro, passando por zagueiros, laterais e meio-campistas até chegar nos atacantes, responsáveis pelas finalizações. O técnico colocou marcações no gramado para determinar a posição de cada jogador, e a ordem era tocar a bola o meia rápido possível.

Golaços

O treino foi marcado por lindas finalizações. A mais bonita delas foi de Tchê Tchê, que recebeu de costas para o gol, já dominou levantando a bola e girou encobrindo o goleiro com muita categoria. Allione, em outro lance, foi aplaudido pelos companheiros ao acertar o ângulo. Guerra também chamou a atenção ao encobrir Weverton.

Petelecos em Lucas Lima

Lucas Lima já parece estar entrosado com os novos companheiros. Após o treino, o ex-santista foi um dos que mais se divertiram na roda de "altinha". Quem erra, leva peteleco. Ele não foi perdoado...

Cronograma

O Palmeiras volta a treinar na parte da tarde. Nesta terça-feira, haverá atividades em dois períodos novamente. Após o trabalho da manhã, Allione dará entrevista coletiva.

Os jogadores ficam concentrados até quarta. O jogo de estreia na temporada será no dia 18, contra o Santo André, no Allianz Parque. Nos próximos dias, deve ocorrer um jogo-treino na Academia.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos