Topo

Raffael volta em um dos clássicos de maior rivalidade na Alemanha

12/01/2018 13h42

O returno da Bundesliga entra em cena nesse fim de semana com um jogo que, historicamente, sempre mexeu com o futebol alemão e as torcidas dos dois clubes: Colônia x Borussia Mönchengladbach, partida a ser realizada neste domingo, às 12h30. Em campo estará o atacante Raffael, que joga na Alemanha desde 2008 e conhece bem essa rivalidade. Chega a comparar o dérbi a dois dos maiores clássicos brasileiros.

- Contra o Schalke é clássico, contra o Dortmund também, mas contra o Colônia é ainda mais, é outra história. É como se fosse um Flamengo x Vasco ou um Corinthians x Palmeiras. É uma rivalidade histórica, que muitas vezes passa dos limites aceitáveis - contou Raffael, que marcou dois gols no último jogo do turno, no dia 15 de dezembro, na vitória de 3 a 1 sobre o Hamburgo, e retorna à equipe após se recuperar de uma lesão na panturrilha.

A ferrenha rivalidade entre Borussia Mönchengladbach e Colônia se dá graças à proximidade das cidades, que se localizam na Renânia do Norte-Vestfália, um dos 16 Estados da Alemanha. Por ser bem mais populoso, com mais de um milhão de habitantes atualmente, Colônia sempre tratou Gladbach com desdém, além de ser considerado o município mais importante da Renânia - apesar de a capital ser Düsseldorf.

Já Mönchengladbach é bem menor, com pouco mais de 200 mil habitantes, e tem o status de cidade independente - abaixo das regiões administrativas e dos distritos.

Na rodada de abertura da atual edição da Bundesliga, no Borussia-Park, o Gladbach venceu o Colônia por 1 a 0. A situação dos rivais na tabela é totalmente oposta. Enquanto o time de Raffael se encontra em sexto lugar, com 28 pontos, e colado ao vice-líder Schalke 04, que tem 30, o Colônia segura a lanterna da competição, com apenas uma vitória em 17 jogos, além do posto de piores ataque e defesa da competição. Mas o jogador brasileiro prefere falar sobre o bom momento de sua equipe.

- O primeiro turno foi bom pra gente. Terminar entre os primeiros era o que a gente esperava. Estamos em sexto, mas com a mesma pontuação do terceiro e apenas dois pontos atrás do vice. Está tudo muito embolado ali na frente. Esse returno tem tudo para ser emocionante. A gente espera continuar na briga, para buscar um lugar na Liga dos Campeões, e nada melhor do que recomeçar com esse clássico. Se vencermos, já podemos até assumir a vice-liderança.