Topo

Fortalecido ou enfraquecido? Fla volta ao batente com mudanças

13/01/2018 07h00

O ano de trabalho começa neste sábado para os principais jogadores do elenco do Flamengo. A maior parte do grupo rubro-negro inicia os trabalhos de pré-temporada no Ninho do Urubu pela manhã. Ainda sem reforços anunciados, o clube negociou a saída de alguns atletas, mas recebeu outros três retornando de empréstimos: Jajá, Ronaldo e Jonas. Como no ano passado restou a frustração por dois vices e nenhum título de grande expressão, é grande a expectativa por um caneco de peso nesta temporada.

Em tese, neste primeiro momento, o elenco rubro-negro parece até um pouco enfraquecido em relação ao que terminou a temporada. Alguns atletas que jogavam com frequência, mas que não contavam com prestígio junto à torcida, estão de saída. Resta saber se os reforços vão conseguir melhorar o nível.

À beira do campo houve uma importante troca. Reinaldo Rueda deixou o clube para assumir a seleção do Chile e abriu espaço para a chegada de Paulo César Carpegiani.

No ano passado, o Rubro-Negro revelou alguns talentos que já vem rendendo bons frutos ao clube, como Vinicius Júnior e Lucas Paquetá. A ideia, pelo menos no discurso, é seguir este caminho, contratando três ou quatro reforços.

- Definimos lá atrás que vamos trazer atletas que venham qualificar o elenco. Precisamos abrir espaço para a base. Temos definidas algumas posições, que não vou falar. Por serem contratações de bom nível, é natural que elas sejam mais demoradas - disse o diretor executivo de futebol do Flamengo, Rodrigo Caetano, recentemente.

A estreia do Flamengo no Carioca será logo na próxima quarta-feira (17), contra o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira. Como ainda estarão nos primeiros dias de pré-temporada, os principais atletas não irão a campo. O time será montado, em sua grande maioria, por atletas formados nas categorias de base do clube.

Guerrero segue sem poder treinar no Fla

A única ausência na reapresentação do Flamengo será a de Paolo Guerrero, que segue suspenso pela Fifa até maio. A defesa do atleta segue confiante que pode diminuir esta punição para que ele seja liberado em breve. A pena imposta pela entidade máxima do futebol impede que o atacante treine nas dependências do clube carioca.

Longe do Flamengo, Guerrero segue mantendo a forma em atividades físicas diárias. Muitas delas são realizadas na praia, sob supervisão de profissionais de educação física. O clube, porém, não tem ligação com tais treinos.

O zagueiro Rafael Vaz e o goleiro Alex Muralha devem se reapresentar com o grupo hoje, mas não estão nos planos da diretoria. A tendência é que a dupla seja emprestada em breve. O meia-atacante Gabriel, por outro lado, está a caminho do Sport.

O Flamengo ainda tenta as contratações do volante Walace, do zagueiro Pablo e do atacante Vagner Love. Este último voltou à Turquia para se reapresentar ao Alanyaspor. Ele vai tentar a liberação do clube, mas o caso é complicado. O artilheiro renovou recentemente com os turcos e é considerado uma peça-chave da equipe.