Clássicos do Paulistão: anote as datas e veja quem leva a melhor na década

Os seis clássicos (em um total de 12 rodadas) apimentam um pouco mais a primeira fase do Paulistão, que começa nesta quarta-feira. Quem tem tido mais sucesso contra os rivais? O Corinthians é o clube com melhor aproveitamento nestes jogos nesta década, conquistando mais da metade dos pontos (52,2%) desde 2011. O São Paulo é disparado o pior, com 26,9% e 13 derrotas (não eliminou nenhum dos três rivais nos duelos mata-mata no período).

O Palmeiras obteve 41,9% de aproveitamento nos clássicos na década, enquanto que o Santos conquistou 47,3% dos pontos.

Timão x Tricolor é o primeiro clássico marcado em 2018: 27 de janeiro, pela quarta rodada, no Pacaembu, por conta da troca de gramado da Arena Corinthians (veja a agenda completa dos duelos nas imagens acima). Verdão e Peixe se enfrentam no fim de semana seguinte, no dia 4 de fevereiro, no Allianz Parque. Por terem feito as melhores campanhas em 2017, Palmeiras e Corinthians serão mandantes em dois clássicos na primeira fase.

Desde 2011, o Santos é o clube que mais coleciona triunfos contra os rivais na etapa de mata-mata: sete classificações. O Corinthians, que eliminou o São Paulo na semifinal em 2017, tem quatro, contra uma do Palmeiras e nenhuma do Tricolor. Pelo regulamento, confrontos entre os grandes só podem voltar a acontecer nas semis, já que o duelo das quartas é entre o primeiro colocado e o segundo da mesma chave.

O Corinthians, atual campeão, está no Grupo A, com Bragantino, Ituano e Linense. O São Paulo está no Grupo B, com Ponte Preta, Santo André e São Caetano. O Palmeiras está no C, com Ferroviária, Novorizontino e São Bento, enquanto que o Santos está no D (Botafogo, Mirassol e Red Bull Brasil). Na primeira fase, cada clube faz 12 jogos, contra os times das outras três chaves. Os dois melhores de cada grupo duelam nas quartas de final, que serão disputada em ida e volta, assim como semi e final.

Nos clássicos desde 2011:

Corinthians: 12V 11E 7D - 52,2%

Santos: 11V 11E 9D - 47,3%

Palmeiras: 9V 11E 7D - 41,9%

São Paulo: 4V 9E 13D - 26,9%

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos