Topo

Com caras e esquema novos, Bota pega a Lusa na estreia da Taça GB

16/01/2018 08h00

Nesta terça-feira, o Botafogo recebe a Portuguesa, às 21h30, em jogo válido pela rodada inicial da Taça Guanabara, no Nilton Santos, recheado de caras novas. Será o primeiro jogo oficial do técnico Felipe Conceição à frente do Alvinegro, uma das mudanças em relação à 2017, mas não a primeira partida do comandante pelo Glorioso. Na semana passada, derrota de 2 a 1 para o Boavista, em jogo-treino, o que faz aumentar a responsabilidade de uma vitória logo mais.

Não será o primeiro jogo do Botafogo nem da Portuguesa, que conquistou a Copa Rubro-Verde no início do mês, torneio que reuniu outras três Lusas. E também não será a primeira partida do Estadual, que começou com uma seletiva em dezembro. Ela definiu que o Macaé será o rival do Alvinegro no próximo dia 25, pela terceira rodada. Sábado será dia de Clássico com o Fluminense, no Maracanã.

Voltemos às caras novas. No gol, haverá o retorno do ídolo Jefferson, que começou 2017 machucado e quando retornou não conseguiu retomar a titularidade. Na lateral esquerda, Gilson é o nome para 2018. Muito utilizado por Jair Ventura (e contestado pela torcida) em outras posições, agora ele terá a chance de atuar no setor de origem, pois Victor Luis saiu, assim como Lindemberg, emprestado para o Paysandu.

Do meio para a frente é onde se concentra o maior número de novidades. O treinador deve adotar o 4-2-3-1, ao invés do 4-4-2 do antecessor. João Paulo e Matheus Fernandes começam a temporada atuando lado a lado, na "primeira linha" do setor. Lindoso perde espaço, assim como Brenner, que inicia a temporada como o único centroavante do elenco. Dará conta do recado? Ainda de acordo com os treinos, o Botafogo terá o reforço Luiz Fernando e o remanescente Pimpão nas pontas. Valencia atuará centralizado.

Ainda na criação/finalização há Marcos Vinicius, Ezequiel, Lucas Campos, Leandrinho, Leandro Carvalho e Renatinho. O último ainda precisa de tempo para recuperar a forma física.