Topo

Atleta formado por empresa de Felipe Melo é draftado para jogar na MLS

19/01/2018 19h28

A Next Academy, empresa brasileira que prepara jovens atletas para jogar futebol por universidades e high schools americanos através de bolsas de estudo, tem seu primeiro atleta na MLS (Major Soccer League). Trata-se do português João Moutinho, de 20 anos, que conseguiu, já em seu primeiro ano nos Estados Unidos, ser a primeira escolha do SuperDraft, evento em que os 23 clubes da liga escolhem novos atletas para fazerem parte de seu elenco, realizado nesta sexta-feira, no estádio do Orlando City, em Orlando, na Florida. O jovem jogador irá atuar pelo Los Angeles FC, que fará sua estreia na competição nesta temporada.

Homônimo do craque do Monaco e da seleção portuguesa, Moutinho começou sua história na Next Academy de Lisboa, em Portugal. Após passar pela preparação física, técnica e pelas provas de inglês, o jogador foi escolhido pela Universidade de Akron, de Ohio, onde iniciou os estudos e passou a atuar pelos Akron Zips, equipe da instituição, em 2017. Lateral-esquerdo, João participou de 24 jogos na liga, marcando três gols e dando cinco assistências, e muitas vezes ainda atuou fora de posição, como zagueiro.

Antes mesmo de participar do SuperDraft, o talento de João Moutinho já havia chamado a atenção. O garoto assinou contrato com a Generation Adidas, programa que é uma parceria entre a MLS e a Adidas, que tem o objetivo de trabalhar no desenvolvimento de jovens promessas do futebol nos EUA e Canadá. Através deste programa, Moutinho pôde participar do draft, destacou-se e foi o melhor jogador da seletiva, que o tornou jogador do Los Angeles.

- Nunca imaginei que isso pudesse acontecer quando vim jogar nos Estados Unidos. Joguei no Sporting, que me deu boas bases, e agradeço também a Next por me mostrar esse caminho. Vir jogar e estudar por uma grande universidade nos EUA me deu mais uma chance de chegar ao profissional, mas não imaginava que seria tão rápido e de uma maneira tão mágica. Aqui é realmente o país das oportunidades - disse Moutinho.

A Next Academy, que tem o volante Felipe Melo, do Palmeiras, como sócio, possui academias de futebol espalhadas por todo o Brasil e em Portugal. Ao todo, são 28 franquias brasileiras e outras duas em Lisboa, de onde João Moutinho foi revelado. No início de janeiro, a Next Academy também assumiu a gestão do time Palm Beach Suns FC, do condado de Palm Beach, na Flórida. A equipe, que passou a se chamar Next Academy Palm Beach, disputa a liga PDL (Premier Development League) e é uma das principais reveladoras de atletas para a MLS.