Topo

De 2017 para 2018, Botafogo vai aprimorando nova formação tática

20/01/2018 07h00

Apesar de a maioria dos jogadores ter permanecido, o jeito de o Botafogo mudou nitidamente do ano passado para o atual. Mas isso não garante que será fácil de haver sucesso com uma nova formação, com uma nova filosofia e, principalmente, com um novo treinador. Sob as ordens de Felipe Conceição, o Glorioso espera evoluir e obter a primeira vitória neste sábado, sobre o Fluminense.

Taticamente, os três volantes parecem não ter mais vez, e dois pontas surgiram na equipe de Felipe Conceição. Os treinos fechados esconderam momentos importantes das atividades, mas outros trabalhos da pré-temporada foram abertos à imprensa. De todo modo, contra a Portuguesa se viu um padrão pouco rígido entre Matheus Fernandes, Valencia e João Paulo, que explica.

- É um sistema que vai mudando. Muitas vezes eu volto um pouco mais para defender. Mas o Felipe dá liberdade para os volantes e para os que jogam pelo lado também avançarem. Vamos alternar no 4-3-3 e no 4-1-4-1. O Felipe vai nos dando liberdade, mas sempre com o compromisso de ajudarmos na marcação. Vamos ver o que fizemos de errado para melhorarmos no próximo jogo - explica João.

Seja como for a formação, a velocidade e a criatividade que faltaram tantas vezes em 2017 parecem não ser mais problema. Paralelamente, o entrosamento para o setor ofensivo funcionar é necessário. E funcionar além dos 43 cruzamentos da partida contra a Portuguesa (de acordo com o Footstats). Apenas nove corretos.

Com o tempo veremos o 4-1-4-1 inicial de Felipe Conceição mais consolidado. O próprio treinador entende que é cedo. Mas está satisfeito com o resultado dos treinos e do primeiro jogo já disputado. Só não estipula prazo para a equipe, finalmente, ter a cara dele.

- Tempo depende da assimilação do atleta e do tempo que temos para trabalhar. E com um jogo atrás do outro... vamos usar vídeos, conversa e os jogos como treinamentos num processo de evolução. Vai depender muito da aplicação deles em cada jogo - entende Felipe.