Citadini consegue limitar e volta a ser candidato no Corinthians

Antonio Roque Citadini conseguiu nesta segunda-feira uma liminar na Justiça que o autoriza a disputar a eleição para presidente do Corinthians, marcada para o próximo dia 3 de fevereiro. Depois de ter sua candidatura impugnada por parecer da comissão eleitoral do clube e, na última sexta-feira, um pedido na Justiça negado, reverteu a decisão por meio de um agravo de instrumento, também impetrado na última sexta.

Citadini havia sido impedido por ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o que, na visão da comissão eleitoral do Corinthians, o caracterizava acúmulo indevido de função. No entanto, a questão foi interpretada de outra maneira pelo relator do Tribunal de Justiça de São Paulo J.L Mônaco da Silva. Na liminar, ele desqualifica o argumento da equiparação de cargo alegando que Citadini ainda não exerce nenhuma outra função, apenas está se candidatando para tal. Aponta, ainda, que nem é certeza que o candidato vencerá o pleito.

"Ocorre que o agravante (Citadini) não está a exercer cargo de direção, o que afasta de pronto a declaração de inelegibilidade. Cuida-se de mera postulação pleiteada pelo agravante e pelos demais integrantes da Chapa "Corinthians Mais Forte". A bem da verdade, não se sabe sequer se a chapa sairá vitoriosa na eleição que ocorrerá brevemente. Assim, não pode prevalecer a decisão que declarou inelegível o agravante, impedindo-o de disputar o cargo de Presidente da Diretoria do clube", diz trecho da decisão do relator.

Agora, a eleição do Corinthians volta a ter cinco candidatos. Além de Citadini, Andrés Sanchez, Felipe Ezabella, Paulo Garcia e Romeu Tuma Júnior concorrerem no pleito. Porém, a comissão eleitoral ainda se pronunciará sobre a própria candidatura de Citadini, além de Andrés e Garcia, que também corriam risco de terem suas candidaturas impugnadas por tentativa de compra de sócios.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos