Topo

Sorteio da Liga das Nações da Uefa põe gigantes como adversários

24/01/2018 14h50

Esta quarta-feira tem uma pitada de ineditismo no futebol europeu. Batizada de Liga das Nações da Uefa, a nova competição de seleções teve o sorteio dos grupos realizado em Lausanne, na Suíça, nesta manhã.

Criado com o intuito de elevar o nível de competitividade das equipes europeias, o torneio terá início em setembro (após a Copa do Mundo) e, com base no ranking da Fifa, os participantes divididos em quatro ligas.

Cabe destacar que as seleções mais bem posicionadas no ranking estarão na Liga A, como Alemanha, França, Bélgica, Espanha, Portugal, Itália e Inglaterra, por exemplo. A entidade afirmou que a criação do torneio é um pedido das federações nacionais.

Em relação à Liga A, apenas uma seleção por grupo se credenciará à próxima fase, totalizando as quatro a realizaram as semifinais. O jogo decisivo, a princípio, deve ocorrer em junho de 2019.

Já quanto às seleções que tiverem os piores desempenhos, serão relegadas à Liga B. Já as quatro melhores, por sua vez, vão subir para a elite do torneio, enquanto a mesma regra vale para a terceira e quarta divisões.

É bom salientar que os amistosos não acabarão. Haverá somente um revezamento, já que uma seleção sempre sobrará e, portanto, poderá enfrentar um adversário de outro continente numa data marcada pela Fifa.

Em relação às Eliminatórias, tanto das Eurocopas, quanto das Copas do Mundo, terão o mesmo formato. Nesta primeiro edição, pensando na Eurocopa de 2020, que será disputada em 13 países diferentes, o início dela será adiada para março de 2019, e será concluída em novembro do mesmo ano, com a repescagem em março do próprio ano do torneio.

AS DIVISÕES DAS LIGAS E DOS GRUPOS