Topo

Veja o que cada grande do Rio precisa para ir às semifinais da Taça GB

29/01/2018 14h05

A Taça Guanabara, primeiro turno do Carioca, chega à última rodada no próximo fim de semana. Na reta final para definir os semifinalistas da competição, dos grandes apenas o Flamengo está classificado. O Botafogo lidera o Grupo C e precisa apenas de um empate diante do Madureira, enquanto Vasco e Fluminense precisam de uma combinação de resultados para avançar. Por isso, o LANCE! mostra o que cada um deles precisa para avançar no torneio.

BOTAFOGO

Líder do grupo C, o Botafogo necessita apenas de um empate diante do Madureira na última rodada para garantir a classificação às semifinais. Só uma tragédia elimina o alvinegro, como por exemplo: derrota para o Madureira, vitória de Portuguesa ou Boavista (que se enfrentam na última rodada) e vitória do Fluminense por três ou mais gols diante do Macaé.

FLAMENGO

É o único já garantido nas semifinais da Taça Guanabara. A campanha dos meninos rubro-negros até agora é muito boa, com três vitórias e um empate (no clássico contra o Vasco). Ao todo foram quatro gols marcados e nenhum sofrido.

FLUMINENSE

A situação do Tricolor é bem complicada, já que Boavista e Portuguesa se encaram na última rodada. O Tricolor precisa vencer o Macaé e torcer por um empate entre os rivais diretos pela segunda vaga. A outra possibilidade é torcer por uma derrota do Botafogo diante do Madureira e vencer o Macaé por três ou mais gols de diferença.

VASCO

Em quinto lugar no grupo B, com quatro pontos e -1 de saldo, pode até terminar a rodada na lanterna, já que Volta Redonda e Cabofriense se enfrentam na noite desta segunda-feira. Para se classificar, o Cruz-Maltino precisa secar a Cabofriense contra o Volta Redonda, vencer o Voltaço na última rodada, torcer para o rival Flamengo não perder para o Nova Iguaçu e por um empate entre Bangu e Cabofriense na última rodada.

Valor da Taça Guanabara

Conquistar o primeiro turno do Estadual não tão é importante porque o time ainda vai ter mais chances de chegar na decisão da competição. Caso um clube seja campeão dos dois turnos - Taça Guanabara e Taça Rio -, ele já terá assegurado o lugar na final geral do Carioca.

Mas isso não vai "matar" as semifinais do Carioca, disputadas pós-Taça Rio. Nesta hipótese, elas serão disputadas entre os quatro times de melhor campanha (do segundo ao quinto colocado na classificação geral). O "campeão" dessa mini fase final de mata-mata, então, se juntará ao clube que já tinha faturado os dois turnos para decidir, em jogo único, o campeão Carioca-2018.

Diante da hipótese de que um time não vença os dois turnos, os campeões da Taça Guanabara e Taça Rio chegarão às semifinais do Estadual com vantagem do empate.