Topo

Goleiro carioca é um dos trunfos do Cazaquistão para surpreender na Euro Futsal

30/01/2018 16h58

O Cazaquistão vem fazendo história no mundo do futsal seja em competições entre seleções ou equipes. E um dos pilares para as conquistas cazaques nos últimos anos é o goleiro carioca Léo Higuita, de 31 anos. O camisa 2 tem passagens pelo futsal de base do Flamengo, Fluminense e Vasco. Se profissionalizou no Cabo Frio onde é ídolo na cidade.

Naturalizado cazaque desde 2014, Léo Higuita é um dos trunfos do país do leste europeu para brilhar na Euro Futsal, que começa hoje, em Ljubljana, na Eslovênia. O goleiro é ídolo no Cazaquistão e foi um dos responsáveis pela inédita medalha de bronze do país na última Euro, há dois anos, na Sérvia.

Já pelo seu clube, o Kairat, Higuita conquistou o bicampeonato da UEFA Cup, espécie de Champions League do Futsal. Um dos títulos foi contra o poderoso Barcelona. Melhor goleiro do mundo por dois anos consecutivos (2015 e 2016), o carioca espera que o Cazaquistão surpreenda novamente e conquiste novamente os objetivos.

- Difícil dizer onde podemos chegar, mas podemos falar de objetivos. Nosso primeiro objetivo aqui é a classificação, sabemos que é um torneio onde tem as 12 melhores seleções da Europa e a gente classificando para o mata-mata já conseguimos vislumbrar alguma coisa melhor. Hoje o nosso objetivo é conseguir a classificação no nosso grupo. Foi assim que trabalhamos dois anos atrás na Sérvia, fomos conquistando nossos objetivos passo a passo e acabou que deu certo - disse o jogador, que está muito confiante pra disputa da competição.

- Estou muito confiante. Acho que a confiança é importante para termos um bom desempenho. Lógico que sabemos que vamos enfrentar adversários fortes pela frente e respeitamos isso, mas não temos medo de ninguém. Todos nós estamos confiantes para jogar essa competição - disse.

O Cazaquistão caiu na chave B da competição, ao lado de Rússia e Polônia. Ao todo são quatro grupos com três equipes, classificando-se as duas melhores para as quartas de finais. Higuita avaliou o grupo e apesar do favoritismo da Rússia acredita que tudo possa acontecer.

- Nossa avaliação é que a Rússia é a favorita e o Cazaquistão brigando com a Polônia pela segunda posição no grupo. Mas isso é apenas fora de quadra, dentro de quadra é diferente, é cinco contra cinco e tudo pode acontecer. Sabemos que o grupo é difícil e temos que respeitar muito nossos rivais, mas esse favoritismo fica fora de quadra. Vamos fazer de tudo para buscar essa classificação.

O Cazaquistão está se preparando para a Euro há quase duas semanas. Nos meses anteriores, também visando à competição europeia, os cazaques disputaram dois torneios, no Irã e na Tailândia. No final de semana, em fase final de preparação, o selecionado empatou com a forte seleção da Ucrânia.

- A preparação foi boa, estamos juntos há mais de dez dias juntos e esse tempo foi muito proveitoso, deu pra recuperar um pouco do entrosamento, tem uma molecada nova que veio pra jogar e que vai ajudar. Fomos pra Kiev onde jogamos um amistoso contra a forte seleção ucraniana e empatamos de 1 a 1. Não devemos nada pra eles, jogamos melhor e tivemos mais oportunidades. Já chegamos à Eslovênia e sentimos o clima da competição. Agora é finalizar os treinamentos para a estreia.

Entre os melhores do mundo

Nas temporadas de 2015 e 2016, Léo Higuita foi eleito melhor goleiro do mundo de futsal. Já em 2017 o goleiro do Kairat e do Cazaquistão acabou ficando na segunda posição, atrás de 'Paco' Sedano, do Barcelona. O resultado do prêmio saiu neste mês de janeiro. O ídolo do futsal cazaque comentou sobre o prêmio.

- O título individual de melhor goleiro do mundo sempre vem em segundo plano, o coletivo sempre vem em primeiro, conquistar o título de uma UEFA, uma Euro, é muito mais importante do que ser melhor individual. Se conseguir ser o melhor goleiro do mundo claro que vou ficar extremamente feliz como fiquei quando ganhei nos outros dois anos, pois mostra que o trabalho está sendo bem feito e que muitas pessoas estão gostando. Ser o primeiro é detalhe os outros goleiros também são muito qualificados. Fico feliz com o segundo lugar e mantendo meu nível entre os melhores do mundo - concluiu.