Topo

Jaqueline Mourão abre a participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno

14/02/2018 16h03

A mineira Jaqueline Mourão vai abrir a participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, nesta quinta-feira. A atleta, de 42 anos, vai disputar a prova de 10 km estilo livre de esqui cross country. Vale ressaltar que a brasileira chega a sexta edição dos Jogos, alcançando o maior número de participações olímpicas entre os atletas verde-amarelo. Jaqueline Mourão igualou a marca de Torben Grael, Robert Scheidt, Rodrigo Pessoa, Hugo Hoyama e da jogadora de futebol 'Formiga'.

- Estou me sentindo muito bem e feliz em estar aqui mais uma vez e de fazer história para o meu país. Todos podem ter certeza que eu vou dar tudo o que eu tenho para representar o Brasil da melhor maneira possível - disse Jaqueline.

Além do esqui cross country, a esquiadora já disputou outras modalidades como biatlo de inverno e mountain bike. Jaqueline já competiu em 2004, 2006, 2008, 2010 e 2014, em Atenas, Turim, Pequim, Vancouver e Sochi. Ao se classificar para Turim, em 2006, a atleta se tornou a primeira e única brasileira a participar dos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno.

- Estou muito feliz por completar minha sexta participação olímpica em três esportes. Foi um trabalho bastante longo de quatro anos buscando esse sonho de estar ao lado de atletas tão especiais - afirmou.

Experiente, Jaqueline fez questão de enfatizar que segue batendo recordes pessoais. A mineira deixou claro que pretende se esforçar para representar o país.

- Quando comecei, ainda no mountain bike, nunca poderia imaginar chegar a esses números. Estou muito feliz por tudo o que o esporte me deu e agradecida a Deus por ter chegado até aqui. Estou supermotivada ainda, batendo meus recordes, conquistando bons resultados. Espero largar com toda a coragem e vontade para dar o meu máximo e representar muito bem o Brasil - disse a atleta.

Os melhores resultados da carreira de Jaqueline Mourão foram no cross country. Nesta modalidade, ela chegou ao pódio três vezes, em provas válidas para o ranking internacional. O último pódio internacional da atleta foi em janeiro.

O esqui cross country é a modalidade de resistência dos Jogos Olímpicos de Inverno, onde os atletas esquiam em grandes distâncias. Na prova de 10km estilo livre, as competidoras largarão com intervalos de 30 segundos entre elas. A vencedora será a atleta que fizer o menor tempo de prova.