Topo

Juiz suspende decisão de torcida única em parte dos jogos da Ponte

Torcida da Ponte Preta invadiu o gramado em jogo do Brasileirão e foi punida - Reprodução/Premiere FC
Torcida da Ponte Preta invadiu o gramado em jogo do Brasileirão e foi punida Imagem: Reprodução/Premiere FC

19/02/2018 16h04

O juiz Luis Mário Mori Domingues, da 7ª Vara Cível de Campinas, derrubou parcialmente a determinação de torcida única nos jogos da Ponte Preta em 2018. A liminar expedida pelo magistrado vai de encontro à solicitação do Ministério Público e à decisão da Federação Paulista de Futebol, para evitar incidentes. Depois da confusão envolvendo os pontepretanos, no rebaixamento para a Série B, no ano passado, o MP fez o pedido para que as partidas só tivessem um tipo de torcida.

Com a nova determinação, os torcedores da Ponte Preta estão liberados para acompanhar o time fora de casa, assim os visitantes também podem acessar o Majestoso, com exceção dos jogos contra os quatro grandes do estado (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos) e os dérbis com o Guarani.

Por cautela, o juiz manteve a proibição nos jogos contra os grandes e também nos dérbis, mas fez questão de enfatizar que considera a medida da Federação Paulista de Futebol, desproporcional, "ao restringir o direito de todos torcedores comparecerem ao estádio, sem fundamento jurídico, sem processo legal".

Em seu despacho, Domingues alega que a competência de punição em relação aos fatos ocorridos diante do Vitória, no Brasileirão do ano passado, com invasão de campo, é do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e não do Ministério Público ou da Federação Paulista de Futebol.

A Federação Paulista de Futebol ainda pode recorrer. Se não houver nenhuma reviravolta até lá, a torcida da Ponte já poderá acompanhar a equipe longe de Campinas no próximo domingo, quando a Macaca visita o Mirassol.

A ação na justiça foi proposta por um grupo de torcedores da Macaca, sob a liderança de Giovanni Dimarzio, ex-vice-presidente do clube alvinegro. A posição da Ponte sobre o assunto é que, como não é parte da ação e não teve acesso a ela de maneira oficial, não irá se manifestar no momento.