Topo

Vitória volta a disputar a Dallas Cup, tradicional torneio de base nos EUA

26/02/2018 12h52

Um dos clubes brasileiros mais tradicionais nas categorias de base, o Esporte Clube Vitória voltará a disputar em 2018 o mais antigo e prestigiado torneio de futebol de base dos Estados Unidos: a Dr. Pepper Dallas Cup. Bicampeão em 1996 e 1997, a última participação do Rubro-Negro na competição havia sido em 1999.

O Leão será representado pela equipe sub-19, sob o comando do técnico João Burse, que liderou a ótima campanha do Vitória na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, alcançando as quartas de final - segundo melhor resultado da história do clube.

- É um torneio muito tradicional e o intercâmbio com clubes de várias culturas diferentes será importante para o crescimento dos nossos jovens atletas. Tecnicamente, assim como é o Vitória, teremos a oportunidade de enfrentar grandes escolas do futebol mundial - analisou Burse.

Ao lado de outros 11 clubes de países como Inglaterra (Manchester United e Arsenal), Japão (Fukuoka), Estados Unidos (Atlanta e Dallas), México (Monterrey, Tigres e Querétaro), Espanha (Real Oviedo), Brasil (Red Bull Brasil) e Canadá (Toronto), o Vitória disputará o Gordon Jago Super Group, a chave principal da competição.

A Dr. Pepper Dallas Cup 2018 será disputada entre 25 de março e 1º de abril. O embarque rubro-negro está confirmado para o dia 22 de março.

Base forte

O ano de 2017 para o Vitória foi de títulos e triunfos sobre o Bahia nas categorias de base: troféus nas categorias sub-15 e sub-17 do Campeonato Baiano, além da Copa do Nordeste sub-20, em finais contra os rivais. No Baiano Sub-20, título sobre o Atlântico.

Famoso celeiro de grandes jogadores do futebol nacional, o Leão conta com histórico respeitável: Bebeto, Dida, Junior, Vampeta e Fábio Costa são alguns dos nomes revelados pelo clube. Além de exemplos recentes como Hulk e David Luiz.

O TORNEIO

A Dallas Cup convida 180 equipes de todo o mundo por edição, divididas entre diversas categorias, desde o sub-13 até o sub-19. Até hoje, mais de 100 países de todos os continentes já estiveram representados no torneio.

Realizado sempre na semana de Páscoa, o torneio reúne mais de 100 mil espectadores durante disputa, com a participação de mais de mil voluntários, o que resulta na injeção de mais de U$S 17 milhões na economia do norte do estado americano do Texas.

O torneio já revelou atletas renomados com os atacantes Raúl e Wayne Rooney, e o meia David Beckham. Pelo Vitória, atletas como Matuzalém, Fábio Bilica, Allan Delon, Paulo Rodrigues e Xavier também tiveram destaque na competição.