Topo

Vasco divulga previsão de retorno de Breno, Kelvin, Ramon e M. Mattos

27/02/2018 13h30

No início da manhã desta terça-feira, o departamento médico do Vasco entrou em ação e divulgou a previsão de retorno dos jogadores que estão à disposição do Caprres (Centro Avançado de Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo): o zagueiro Breno, o lateral-esquerdo Ramon, o volante Marcelo Mattos e o atacante Kelvin. Do grupo, apenas Breno deve ser inscrito para a fase de grupos da Conmebol Libertadores.

Isso por conta de Breno ter a volta prevista mais rapidamente. O zagueiro está em "reabordagem cirúrgica" após cirurgia em 8 de novembro do ano passado, com revisão no último dia 8. A previsão para seu retorno é o fim de março, podendo, assim, participar de cinco dos seis jogos previstos para o Vasco na fase de grupos da Libertadores - perderia somente a estreia, próximo dia 13, contra a universidad de Chile, em São Januário.

Os três jogadores restantes devem retornar a campo somente no meio do ano. O lateral-esquerdo Ramon, com "lesão ligamentar única", fez cirurgia em 9 de novembro do ano passado e tem retorno previsto para a primeira quinzena de junho. O atacante Kelvin, com "lesão multiligamentar", fez a cirurgia em 29 de junho de 2017 e tem retorno aos gramados programado pelo departamento médico cruz-maltino para a segunda quinzena de julho.

A situação mais crítica no Caprres é do volante Marcelo Mattos. Fora dos campos desde o início do segundo semestre de 2016, ele está em "evolução pós-cirúrgica" segundo o departamento médico do Vasco, que acompanha a evolução do jogador. Apesar disto, ele não tem previsão para o retorno aos gramados. Aos 34 anos, ele teve o seu contrato renovado na última segunda-feira até o fim deste ano, de acordo com publicação no sistema da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

Em nota, o Vasco afirmou ainda que "não havendo intercorrências nestes períodos, espera que tais prazos possam ser rigorosamente cumpridos". O clube ainda divulgou que:

"- segue os protocolos, de padrão mundial, em relação à recuperação pós-operatória, de previsão de retorno do atleta à prática do futebol, de acordo com cada tipo de lesão operada;

- através do CAPRRES, utiliza os mais modernos conceitos de tratamento e de reabilitação do atleta em pós-operatório;

- possui médicos experientes em diagnóstico e tratamento cirúrgico ou não, dos diversos tipos de lesão e seus respectivos prognósticos, além de acompanhar diariamente a recuperação de todos os atletas cedidos ao DM;

- existem ainda diversos fatores concorrentes para o estabelecimento de uma previsibilidade de retorno do atleta apto às condições de jogo, no nível de desempenho que o mesmo necessita."