Topo

Capitão, confiante e de função nova: João Paulo vira trunfo incontestável

02/03/2018 07h05

O Botafogo tem a chance de, neste sábado, contra o Flamengo, provar que está efetivamente em evolução sob o comando de Alberto Valentim, cujo aproveitamento é de 100% em dois jogos, no caso de uma boa exibição e um resultado positivo no clássico.

Para conquistar um triunfo e deixar a derrota para o próprio Flamengo, na semifinal da Taça Guanabara, há cerca de três semanas, para trás, o Glorioso terá João Paulo como peça-chave no ritmo do meio-campo. Além de regularidade, o meio-campista tornou-se o capitão sem a presença de Jefferson, de fora nos últimos compromissos por conta de uma lesão.

- Função nova. Eu me considero um dos lideres do grupo. Não temos vaidade quanto a isso. Capitão é mais uma formalidade de entrar em campo e ter acesso maior ao árbitro, mas todos têm liberdade de cobrar um ao outro. Está muito bom. Eu cobro muito mais dentro do que fora. Fora, eu sou mais quieto.

Hoje, dá para afirmar que João Paulo está cada vez mais consolidado como trunfo alvinegro. Contratado junto ao Santa Cruz com pompa em 2017, João demorou a se consolidar no clube, principalmente por conta de um contratempo logo no início do ano passado.

- Quando eu cheguei, eu disse que poderia fazer três funções no meio. Fico feliz de estar entre os titulares, com regularidade. Devo isso às comissões que passaram, pela confiança em mim, aos meus companheiros. Espero dar continuidade nessa fase - completou João Paulo, em coletiva nesta semana.

Nesta temporada, João jogou todas as nove partidas do Bota, sendo que não foi substituído em nenhuma. Mesmo em meio a diversas trocas promovidas por Alberto Valentim, o gaúcho de Serafina Corrêa permaneceu entre os 11, e mais: foi o principal jogador na estreia de Valentim, em vitória contra o Nova Iguaçu.

Agora, admitindo estar mais confiante para reencontrar o Flamengo, João Paulo pode capitanear o time para uma vitória fundamental no Estádio Nilton Santos, que terá mando rubro-negro. O duelo será às 17h (de Brasília).