Topo

Árbitro de vídeo é aprovado e deve ser usado na Copa do Mundo

03/03/2018 12h08

A partir deste sábado, o VAR (árbitro assistente de vídeo) faz parte do futebol. A International Football Association Board (IFAB), aprovou o sistema como regra do esporte. Com isso, o uso da tecnologia na Copa do Mundo da Rússia será confirmado na reunião do Conselho, que será realizada no próxima dia 16, na Colômbia. A decisão foi unânime.

- A International Board decidiu aprovar o VAR no futebol. A partir de hoje, o árbitro de vídeo faz parte do futebol. Estamos testando o sistema há dois anos, com cerca de 20 federações e chegamos à conclusão que o VAR é bom para o futebol e para a arbitragem, traz mais justiça aos jogos. Por isso, decidimos aprovar - confirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Outra mudança que vai ocorrer no futebol, é a implementação da quarta substituição, apenas na prorrogação. Assim como o VAR, essa regra também será discutida no Conselho se será usada na Copa do Mundo.

Vale lembrar que nem todos os lances poderão ter o auxílio do VAR. O assistente de vídeo só poderá ser usado nas seguintes ocasiões: situações de gol, marcação de pênaltis, cartões vermelhos e confusão da identidade de jogadores.