Topo

"Astori merecia uma Bola de Ouro", diz diretor esportivo da Fiorentina

05/03/2018 12h25

A chocante morte do zagueiro da Fiorentina, Davide Astori, neste domingo, ainda entristece a Itália e o mundo do futebol. A autópsia vai ser feita nesta terça-feira, em Udine, além de uma investigação relativa a possibilidade de um homicídio culposo. A torcida italiana ainda está de luto e manifestações de carinho em homenagens ao jogador podem ser vistas dentro e fora de campo. A rodada do Campeonato Italiano foi adiada e novas datas ainda não foram definidas.

A autópsia do jogador vai ser feita nesta terça-feira. Com isso, se terá um esclarecimento maior das causas da morte do zagueiro. Além da autópsia, o procurador-chefe da cidade de Udine, Antonio de Nicolo, declarou que será feito também uma investigação para averiguar as possibilidades de homicídio culposo (quando não se tem a intenção de matar). Como as causas ainda são desconhecidas, o procedimento deve ser feito. Os procedimentos ficarão a encargo do coronel Carlo Moreschi e do anatomopatologista Gaetano Thiene, da Universidade de Padova, uma das melhores do país.

A causa da morte de Astori foi, provavelmente, de causas naturais, devido a uma parada cardiocirculatória enquanto o zagueiro dormia. A equipe médica entrou em seu quarta, por volta das 09:30 da manhã e nem tentou revivê-lo. Seu corpo foi transportado para o necrotério de Santa Maria, em Udine. Assim como toda equipe, Astori fez exames de rotina e passou por avaliação média na semana do jogo e nada de irregular apareceu no eletrocardiograma.

A Fiorentina permaneceu no hotel em Udine e seguiu para o aeroporto Ronchi dei Legionari, às 02:00 da manhã, para retornar a Florença. O gerente de futebol, Giancarlo Antognoni, que foi a última pessoa a ter contato com Astori, foi o único que permaneceu em Udine. A notícia foi dada para os pais do jogador pelos executivos florentinos. Os pais e a esposa do Jogador, Francesca Fioretti, foram imediatamente para Udine.

Os torcedores da Fiorentina estão reunidos, em uma espécie de procissão, enfrente a casa do time, o estádio Artemi Franchi, desde a notícia do ocorrido. Lenços, buquês de flores, bandeiras, uniformes, faixas estão sendo deixados ao redor do estádio. São memórias e relíquias não apenas relacionados a Fiorentina, mas a outros times da carreira do jogador. Membros das torcidas organizadas da Fiorentina, a cidade e as províncias da região da Toscana estão em estado de choque e ainda não acreditam na perda de seu capitão.

O diretor esportivo da Fiorentina, Carlos Freitas, em entrevista ao jornal "A Bola" exaltou Astori e sua postura, revelou detalhes de seu contrato e disse que o jogador merecia a Bola de Ouro:

- Morreu um homem como só raramente se encontra no futebol, alguém de grande cultura geral, respeitado pelos mais velhos e seguido pelos mais novos, que ajudava sempre a integrar no grupo. Ele tinha contrato por mais dois anos e esta semana renovaria por outros dois, o que o deixaria ligado à Fiorentina até aos 35 anos, seguramente até ao final da carreira. Astori merecia uma Bola de Ouro se esta fosse atribuída pelos valores - disse o diretor

Todas as equipes de futebol italiano prestaram homenagem ao jogador. Além de um minuto de silêncio antes do início das partidas, jogadores e jogadoras levaram em seus braços uma faixa preta em respeito a Astori. A seleção sub-19 feminina entrou em campo contra a Noruega com a faixa e repetirá o gesto contra a Holanda, pelo Torneio La Manga, na Espanha.

Como sinal de respeito pela morte do defensor da Fiorentina, as ligas da Serie A e da Serie B solicitaram o adiamento dos jogos agendados para hoje e amanhã. E amanhã, uma reunião informal na Liga está programada para decidir as datas das recuperações .

Todos os jogos das Series A e B foram adiados. As datas dos jogos da 27 rodada da Serie A e da 28 rodada da Serie B ainda não tiveram suas datas confirmadas. O adiamento acarreta alguns fatores as equipes. Milan e Juventus tem confrontos internacionais, pela Liga Europa e Champions League, respectivamente, além de se enfrentarem pela final da Copa Itália, em 9 de maio. As partidas devem ser reorganizadas respeitando o tempo de descanso e os outros campeonatos.

Astori era casado com Francesca e tinha uma filha, Vittoria, de 2 anos de idade. Revelado pelo Milan, jogou pelo Cagliari (2008-14), Roma (2014-15) e provavelmente encerraria sua carreira na Fiorentina, tendo em vista que renovaria contrato por mais quatro anos, jogando na Viola pelo menos até os 35 anos.