São Paulo chega na reta final da primeira fase de olho no mata-mata

Durante todo o período de classificação do Campeonato Paulista, o São Paulo esteve atrás de seus principais adversários (Corinthians, Palmeiras e Santos) na tabela. Restando apenas duas rodadas para o término desta fase e o início do mata-mata, o Tricolor tem a oportunidade de encostar nos rivais para tentar decidir as partidas no Morumbi, caso avance para as fases semifinal e final.

Atualmente, o São Paulo é o líder do Grupo B, com 14 pontos ganhos, em 30 disputados. Se a primeira fase do campeonato acabasse agora, o Tricolor enfrentaria o São Caetano nas quartas de final e faria o segundo jogo no Morumbi, com o primeiro sendo disputado no Anacleto Campanella.

O problema, porém, é que apesar de ter vantagem dentro da própria chave, a equipe do técnico Dorival Júnior é apenas a 6ª colocada geral do estadual. Além dos três grandes clubes paulistas, o Tricolor tem menos pontos do que Botafogo, de Ribeirão Preto, e Bragantino. A diferença para o líder-geral do campeonato, o Palmeiras, é de seis pontos. Vice-líder, o Santos soma 18, enquanto o Corinthians tem um a menos que a equipe do litoral.

No meio do campeonato, na sétima rodada, logo após a derrota para o Ituano, por 2 a 1, alguns membros de uma das torcidas organizadas do clube foram ao CT da Barra Funda protestar contra os maus resultados. Na ocasião, um dos temores do grupo era justamente chegar na fase final do Paulistão e decidir fora de casa nos jogos mata-mata.

Ciente da importância de conseguir as vitórias e não deixar os rivais se distanciarem, o elenco trata o duelo contra o Palmeiras, na próxima quinta, com ares de decisão. Se vencer, o São Paulo encostará nos líderes e pode até pensar em terminar a primeira fase a frente de algum de seus rivais.

- Nossa equipe vai mais confiante, o jogo é fora de casa, mas temos um bom time, um time de qualidade, e podemos surpreender o Palmeiras lá dentro, avaliou o meia-atacante Valdívia logo após a vitória contra o Linense, já projetando o Choque-Rei no meio desta semana.

O último jogo do São Paulo na fase de classificação será contra o Mirassol, no Morumbi. Caso avance de fase, o Tricolor medirá forças com São Caetano, Ponte Preta ou Santo André nas quartas de final. Se terminar a fase de grupos na ponta, o Tricolor decidirá os jogos no Morumbi. Os pontos somados no mata-mata contabilizam para as fases seguintes.

Confira a tabela completa do Paulistão

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos