Topo

Em fases distintas, Milan e Arsenal abrem oitavas da Liga Europa

08/03/2018 07h30

O principal confronto das oitavas de final da Liga Europa coloca lado a lado dois gigantes da Europa, mas que vivem fases distintas. Em casa, o Milan, invicto há 13 jogos, recebe o Arsenal, que perdeu os últimos quatro jogos, às 15h, no San Siro. A última derrota dos italianos foi em 23 de dezembro, quando caiu de 2 a 0 para a Atalanta no Calcio.

Desde então, foram oito vitórias e cinco empates, incluindo o Campeonato Italiano e a Copa da Itália, onde os Rossoneros pularam das quartas às finais neste período. Enquanto isso, os ingleses sofreram duas goleadas de 3 a 0 para o Manchester City, perderam em casa para o Brighton e para o Tottenham.

As diferenças das equipes não param por aí. Os mandantes contam com um treinador novo: Gattuso, de 40 anos, que assumiu apenas em novembro. Do outro lado, o veterano Arsène Wenger, de 68 anos, que está há 22 anos no cargo. Ele é muito contestado pela torcida, ao contrário de Gattuso, que também foi ídolo dentro de campo do Milan e acrescenta mais uma diferença entre os times:

- Eles têm jogadores experientes em competições europeias. Nós não. Estão em má fase, mas são sempre perigosos - disse Gattuso.

Russos em alta

Das 16 equipes da Liga Europa, surpreendemente, três são da Rússia, país sede da Copa do Mundo: CSKA, Lokomotiv, de Moscou, e Zenit, de São Petersburgo. Na fase anterior, os russos ainda tinham mais um representante, o Spartak Moscou.

Sem dúvidas, a equipe com o maior desafio é o Lokomotiv, que pega o Atlético de Madrid, fora de casa. Os espanhóis são bicampeões (2010 e 2012) e contam com uma dupla de ataque de respeito: Griezmann, que interessa ao Barça, e Diego Costa.

Outra parada difícil é a do CSKA. Em casa, eles receberão o Lyon. Na última quarta-feira em boletim médico, os russos confirmaram uma baixa importante: o atacante brasileiro, mas naturalizado russo, Mário Fernandes, será baixa por seis semanas. As equipes da capital jogam às 15h.

Zenit terá 'molezinha'?

?

Do trio, quem terá a partida mais, na teoria, tranquila, é o Zenit, que decidirá a vaga em casa, contra o RB Leipzig, que está apenas em sexto na Bundesliga. A partida de ida também é nesta quinta-feira, às 17h05, na Alemanha. O futebol russo tem duas taças no torneio: CSKA (2005) e Zenit (2008).

Sporting recebe a 'baba' Plsen

Em Lisboa, o Sporting não oficializa, mas entra com um pensamento definido: garantir logo a classificação diante do modesto Plsen, que apesar de liderar o campeonato tcheco, ainda não enfrentou uma equipe grande nesta competição. Na fase anterior, os tchecos eliminaram o Partizan.

- O Plsen tem alguma experiência de competições europeias e creio que esteja dividido em 50% de possibilidade de passar para cada equipe - opinou o treinador dos Leões, Jorge Jesus, em entrevista ao site da UEFA.

Aduriz: dúvida no Bilbao

Artilheiro da Liga Europa com sete gols, Aritz Aduriz é dúvida do Athletic Bilbao para a partida contra o Olympique de Marselha, fora de casa, às 17h05. O atacante está gripado e depende da recuperação para poder ser escalado.

O time do país basco não vive bom momento na La Liga, com 32 pontos em 27 jogos e na 14 posição. Apesar disso, o goleiro Mandanda, do time francês, projeta um jogo difícil.

- Eles terminaram em 1 na fase de grupo. Vai ser um jogo complicado. É outra competição - opinou o arqueiro.