Topo

Dodô cita Itália e Felipe Melo como exemplos para Santos mudar mentalidade

Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

09/03/2018 17h47

Recém-chegado ao Santos, o lateral-esquerdo Dodô estreou na última quarta-feira, contra o Novorizontino, e mostrou saber qual o caminho a seguir no clube alvinegro: quer o elenco com uma mentalidade vencedora, algo fundamental para alcançar os objetivos, em sua opinião. Para explicar tal necessidade, falou nesta sexta-feira, no CT Rei Pelé, sobre seus cinco anos de aprendizados na Itália e citou até mesmo o volante Felipe Melo, do Palmeiras, companheiro de elenco nos tempos de Inter de Milão para justificá-los.

"Aprendi muito na Itália com depoimentos, livros, que o esporte é feito da parte mental. Preparação física, técnica e tática é feita coletivamente, times se preparam bem, mas lado mental é muito importante. Se incomoda? Imagino que incomode. E penso que sim. Tem de incomodar. Jogador e time têm de pensar em vencer. Felipe Melo foi meu companheiro na Inter, vi uma matéria dele falando que o vestiário fica triste em derrota. Time tem de se incomodar em não vencer. Seja coletivo, treino ou jogo", ponderou o lateral, que estreou no Peixe com derrota para o Novorizontino.

"Campo alagado, altitude, tem de incomodar em qualquer circunstância. Mentalidade vencedora leva longe. Álibi não é bom, uma desculpa, mesmo que seja difícil... Não é bom. Esse salto de qualidade é feito na mente. Jair passa isso. Não procurar álibi. Procurar vencer", completou, citando as conversas com o técnico santista.

Em seu jogo de estreia, Dodô cobrou falta que terminou em gol de Yuri Alberto. Para o lateral, esse tipo de jogada tende a ser aliada do Santos nos próximos duelos.

"A bola parada tem se mostrado muito efetiva. Tenho acompanhado Libertadores e muitos gols são feitos. Equipes brasileiras sofreram. E tenho treinado bastante ao longo dos anos. Jair define se é para área ou direto. Ajudei na falta, mas Guedes e Jean batem bem. Com estatura na defesa, poder ofensivo na bola aérea é muito bom. Temos potencial grande nas bolas paradas", analisou.

O Santos volta a campo neste domingo, na Vila Belmiro, para enfrentar o São Bento, pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. O Peixe já está classificado às quartas de final da competição, mas precisa vencer para ficar com a primeira colocação do Grupo D sem depender de outros resultados.