'Touro argentino': o que levou Lautaro Martínez a ser a joia da vez no país

Mais uma vez, um jovem argentino chama a atenção do mundo. Lautaro Martínez, de 20 anos, veste a camisa do Racing (ARG) e logo apresentou seu vasto repertório de gols e uma segurança digna de veterano (inclusive, em partida válida pela Copa Libertadores, na qual marcou três gols na vitória de seu clube por 4 a 2, sobre o Cruzeiro, neste mês). Um rendimento tão intenso que saltou aos olhos do mercado europeu: a Inter de Milão apressou-se a desembolsar 30 milhões de euros (cerca de R$ 120,5 milhões) para contratá-lo e espera pelo atacante na Itália após a Copa do Mundo deste ano.

A expectativa para que Martínez se tornasse um grande jogador já vem de um longo tempo na Argentina. Setorista do Racing no canal TyC Sports, o jornalista Diego Louzan detalhou como foi o início do atacante pelo clube.

- Ele chegou ao Racing aos 15 anos, após chamar atenção em um modesto clube chamado Bahía Blanca. No entanto, logo indicou que poderia despontar aqui em Avellaneda. Enquanto muitos crescem e não despontam, Lautaro foi somando suas capacidades e chamou atenção até para a seleção da Argentina em equipes de base - comentou Louzan.

'UM TOURO NOS GRAMADOS'

Com um futebol de alto nível nesta temporada, Lautaro Martínez, de 1,75m e cerca de 72kg, tem uma qualidade exaltada por jornalistas: a dedicação nos gramados. De acordo com a imprensa local, ele não se omite tanto dia a dia do Racing quanto nos jogos.

- É impressionante, um "touro" que não para de trabalhar. Ele luta continuamente com os adversários. Além disto, define muito bem, é um ótimo cabeceador... E é inegável que está em uma grande fase - afirma Diego Louzan.

Joaquin Bruno, outro jornalista da TyC Sports, também detalha quais são as principais características do atacante em busca do gol.

- Ele tem um bom jogo aéreo, finaliza muito bem, e tem visão ao jogar de costas para o gol. Além disto, quando está de costas para a marcação, sabe girar rapidamente e passar pelo adversário - afirmou.

A grande fase é refletida na atual temporada. Nos últimos 14 jogos pelo Racing, Lautaro Martínez estufou a rede em 12 oportunidades. Uma média maior do que na temporada anterior, quando marco nove gols em 28 partidas.

MATURIDADE EM CAMPO...

Outro fator que impressiona Joaquin Bruno é a maturidade com a qual o jogador de 20 anos encara a rotina de jogos.

- Apesar da idade atual, a sensação é de que está há dez anos disputando a elite do Campeonato Argentino! Ele nunca se dá por vencido, e sempre busca a perfeição em campo. Um dos exemplos foi logo após a vitória sobre o Cruzeiro, na qual marcou três gols em sua estreia na Copa Libertadores, Lautaro disse: "não joguei uma grande partida, perdi bolas fáceis" - comentou.

MUNDIAL-2018? QUEM SABE...

A grande fase do atacante do Racing já rende uma perspectiva sobre ele ser uma das armas do técnico Jorge Sampaoli para a seleção da Argentina na Copa do Mundo de 2018. E, de acordo com a imprensa local, o sonho não está muito distante.

Diego Louzan exaltou que o técnico da seleção albiceleste já está de olho em Lautaro Martínez há algum tempo. Ele foi convocado para os amistosos contra Itália e Espanha, nos dias 23 e 27 de março.

- Sampaoli valorizou o futebol de Lautaro Martínez já no sub-20, indicando que ele tinha condições de despontar com mais rodagem. E, agora, o atacante está em um bom momento, com muitos bons. Mas, é claro, que terá uma disputa acirrada no setor - afirmou.

Já Joaquin Bruno apontou uma "coincidência" que surge como trunfo para o atacante estar presente na lista final para o Mundial da Rússia.

- Sem dúvida, ele tem condições de disputar a Copa. Sampaoli já foi espectador de dois jogos nos quais Martínez marcou três gols. E as boas atuações do atacante renderam sua grande chance de agarrar a oportunidade para jogar o Mundial: estará nos amistosos contra Espanha e Itália - disse.

'MARTÍNEZ ESTÁ A CAMINHO DE DESAFIO'

Um ex-jogador da seleção da Argentina alerta para o desafio que aguarda o jogador de 20 anos. Campeão do mundo em 1986, Claudio Borghi crê que a responsabilidade de Martínez aumentará por seu grande momento atual.

- O que Lautaro Martínez vem fazendo é muito importante nestes primeiros jogos. Mas, certamente, ele terá o desafio de mostrar esta qualidade de jogo durante muito tempo - disse, ao LANCE!.

Atualmente comentarista, o ex-meia revela sua esperança sobre Martínez:

- A confiança é de que, com o passar do tempo, ele comprove que é o jogador interessante que vem demonstrando no Racing. Pelo que vem apresentando, certamente teria condições de ser chamado por Jorge Sampaoli para a seleção. Cabe a ele seguir como jogador de qualidade na área, e manter a boa média de gols - analisou.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos