Prova sua força, Morumbi! São Paulo tenta evitar mais uma queda em casa

A única vantagem que o Campeonato Paulista oferece nas quartas de final a quem termina líder de sua chave na primeira fase é decidir em casa. Nesta terça-feira, contra o São Caetano, o São Paulo precisa, enfim, usar o Morumbi como trunfo. Nos últimos anos e nesta temporada, o time acumula números a serem superados para deixar para trás a derrota por 1 a 0 na ida, no sábado, no Anacleto Campanella, e chegar à semifinal do Estadual.

Nas dez edições mais recentes da competição, entre 2008 e 2017, o Tricolor foi eliminado cinco vezes jogando em seu estádio, caindo para Santos e Corinthians, duas vezes cada, e Penapolense. Em seus domínios, neste período, a equipe só conseguiu a classificação diante de Portuguesa, Bragantino, Penapolense, Red Bull e Linense.

Na análise desta temporada, o time necessita mostrar uma regularidade que ainda não tem dentro de casa para se classificar. Se ganhar por vantagem de um gol, o São Paulo leva a decisão para os pênaltis. Para se classificar no tempo normal, tem de vencer por, ao menos, dois gols de diferença. Algo que só conseguiu três vezes em sete jogos no estádio em 2018.

Neste ano, no Morumbi, o Tricolor conseguiu a vantagem que precisa nesta noite ao receber o Botafogo de Ribeirão Preto (2 a 0) e o Red Bull (3 a 1), ambos pelo Paulista, e o CRB (2 a 0), pela Copa do Brasil. Nos outros compromissos em seus domínios, todos pelo Estadual, bateu o Bragantino por 1 a 0, ficou no 0 a 0 diante de Novorizontino e Ferroviária e perdeu do Santos por 1 a 0.

Passar pelo Azulão também é uma prova de força no mata-mata. No Paulista, nos últimos dez anos, foram 14 jogos por fases eliminatórias no Morumbi, com o São Paulo acumulando sete vitórias, dois empates, cinco derrotas e 57,1% de aproveitamento, com 22 gols feitos e 15 sofridos.

Mas Raí, ao assumir como diretor executivo de futebol, fala frequentemente que é um momento de reconstrução do São Paulo. Por isso, às 21h desta terça-feira, no Morumbi, o time de Diego Aguirre, que fará seu primeiro jogo como técnico do clube no estádio, já tem a oportunidade de deixar para trás tantos números negativos registrados nos últimos anos.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos